sábado, 16 de julho de 2011

MACHANGA, SOFALA, MOÇAMBIQUE: AGRICULTURA JÁ É UMA ACTIVIDADE DE REFERÊNCIA NESTE DISTRITO

"SOFALA - Há um maior envolvimento na agricultura em Machanga. A agricultura constitui já uma actividade de referência a nível do distrito de Machanga, a sul da província de Sofala, suplantando assim a pesca que era uma das principais fontes de sobrevivência dos habitantes locais. Maputo, Sábado, 16 de Julho de 2011:: Notícias
A administradora distrital, Ana Matiquite, disse que a produção agrícola, sobretudo de cereais, já ocupa um plano maior como resultado de um trabalho de sensibilização levado a cabo pelas autoridades administrativas e líderes comunitários locais junto dos camponeses para o combate à fome que ciclicamente assola a região, através do aumento da produção de comida. Neste envolvimento das populações, conforme referiu, nota-se, para além de milho, o incremento na produção do arroz e mapira, facto que leva a que nesta campanha agrícola o distrito anteveja uma boa safra. No entanto, a administradora distrital não precisou as quantidades esperadas."A pesca já está a ser secundarizada, pois a agricultura, sobretudo a produção de cereais, já está a ganhar campo, uma vez que os habitantes perceberam que é necessário dedicar-se a esta actividade com maior afinco para minorar a fome que tem assolado, de forma cíclica, o nosso distrito", disse Ana Matiquite. Referiu que, para além da produção da primeira época e, neste momento, há igualmente muitas esperanças na obtenção de melhores resultados na segunda época, nomeadamente na produção de milho, mapira e hortícolas porque foram integralmente aproveitadas as zonas baixas."O sector de agricultura está a evoluir bastante no nosso distrito, pois, para além de sensibilização dos camponeses para aproveitarem as zonas baixas, também estamos empenhados na mobilização das comunidades das regiões do interior do distrito, onde há seca, no sentido de potenciarem culturas resistentes a este fenómeno, particularmente de mandioca”, explicou a administradora Ana Matiquite.
O optimismo do executivo distrital de Machanga assenta, igualmente, nas acções que vêm sendo levadas a cabo pelas associações agrícolas locais que vão dando o seu melhor, na perspectiva de garantir que a presente campanha seja coroada de êxito, deixando a fome para o passado. A administradora de Machanga garantiu que a segurança alimentar está assegurada, o que vem sendo reforçado pelo empenho da população que, estrategicamente, possui duas machambas, sendo uma na zona baixa e outra na alta, o que já está a trazer resultados satisfatórios, porque, em caso de muita chuva ou seca, os camponeses têm alternativas. Entretanto, na campanha agrícola passada, ou seja, 2009/2010, aquele distrito tinha planificado lavrar 22.281 hectares, com uma produção prevista de 30.756 toneladas de culturas diversas. Só que, segundo a fonte, devido à estiagem, não foram alcançadas na sua totalidade as quantidades esperadas, pois foram conseguidas cerca de 23.500 toneladas. António Janeiro" Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário