OS Emirados Árabes Unidos (EAU) pretendem ser um dos maiores contribuintes no processo de desenvolvimento da economia moçambicana através de investimentos diversos.
Segundo o embaixador daquele país em Moçambique, Asim AlRahmah, falando em Maputo, esta intenção está próxima de se concretizar, tendo em conta que os EAU já são o terceiro país com o maior volume de investimento directo na economia do país.
“Como fruto das trocas comerciais, os investimentos dos EAU em Moçambique atingiram no ano de 2015 aproximadamente 100 milhões de dólares, ocupando o terceiro lugar entre os países com investimento directo”, disse.
Acrescentou que há investimentos em curso nas áreas de transporte, agricultura e comércio, para além de projectos em estudo e que aguardam o seu início brevemente.
“Estamos neste momento a trabalhar para que as Linhas Aéreas dos EAU e as do Etihad iniciem seus voos directos para a capital Maputo, considerando esta cidade como ponto de partida para os países vizinhos”, afirmou o diplomata dos Emirados Árabes Unidos.
O embaixador dos EAU, que falava numa cerimónia de celebração do Dia dos Emiratos, disse que foram inaugurados no mês de Novembro passado, no Porto de Maputo, novos guindastes requisitados pelos Portos de Dubai (parte do Emirado) e que vão permitir que o volume dos contentores duplique em 2017.
Em representação do Governo moçambicano esteve o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete, que destacou que o país conta com parceiros como os Emirados para se refazer da crise que afecta a economia.
Segundo o governante moçambicano, a crise económica, que é uma realidade no nosso país, tem conduzido o Governo a empreender enormes esforços com vista a assegurar que o sector produtivo esteja em plena actividade.
Por isso, segundo afirmou Bonete, “neste esforço, o Governo conta com o apoio dos parceiros de cooperação internacional, em particular o vosso país, com vista a dinamizar e diversificar a economia, permitindo o desenvolvimento e bem-estar social no nosso país”.
De referir que a Embaixada dos EAU foi estabelecida há pouco tempo e Asim AlRahmah é o primeiro embaixador em Moçambique.
Desde então, a missão tem contribuído para o reforço das relações entre os dois países. Com efeito, durante este período foram assinados vários acordos entre ambos, nomeadamente o acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos - acordo que evita a dupla tributação sobre rendimentos -, acordo na área da aviação civil e o memorando de entendimento sobre as consultas políticas.
Sobre este último ponto, Carlos Bonete salientou que constitui motivo de satisfação que “os nossos governos tenham celebrado em Nova Iorque o Memorando de Entendimento sobre as Consultas Políticas”"
FONTE: NOTICIAS, JORNAL DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário