MAIS de 80 mil produtores do distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, dispõem desde semana finda de um regadio com capacidade para 5500 hectares.
Trata-se do regadio de Muda Massequece, inaugurado quinta-feira pela governadora da província de Sofala, Helena Taipo, e que foi construído no âmbito da Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI), com o objectivo de apoiar o aumento da produção e do comércio de produtos agrícolas.
Intervindo na inauguração da infra-estrutura, Helena Taipo explicou que o Governo pretende desenvolver iniciativas inovadoras e sustentáveis de produção orientada para o mercado.
“Este empreendimento foi construído no âmbito dos esforços que o nosso Governo tem estado a envidar para apoiar as comunidades nas diversas áreas, incluindo produção agrícola como estamos a testemunhar”, explicou a governante.
O empreendimento custou um total de 1.175.667 de meticais, disponibilizados pelo Banco Mundial e pelo Governo japonês.
Usando da palavra, o representante dos camponeses beneficiários do regadio, David Alficha, assumiu que o Governo ajudou a resolver os principais problemas que afectam a agremiação.
“Estamos felizes por o Governo nos ter ajudado. Assim poderemos aumentar as nossas áreas de cultivo e aumentar a nossa renda”, congratulou-se.
David Alficha referiu que a sua organização, que conta com 60 membros, na sua maioria mulheres, produz cana sacarina, que é matéria-prima para a produção de açúcar.
O coordenador de PROIRRI em Sofala, Manuel Magombe , disse, por seu turno, que o empreendimento entregue é o primeiro de muitos outros que ainda se vão colocar à disposição dos camponeses, devendo irrigar nove mil hectares."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário