"Zimbabwe volta a usar a linha de Machipanda
O TRANSPORTE de mercadoria diversa de e para o Zimbabwe volta a
ser feito através da linha férrea de Machipanda, em Manica, pondo fim a mais de
seis anos de gandes dificuldades de circulação de composições ferroviárias
devido a precariedade em que se encontrava a infra-estrutura numa extensão de
aproximadamente 317 quilómetros, até ao Porto da Beira.Maputo, Terça-Feira, 13 de Novembro de 2012Notícias Ainda que os trabalhos de reabilitação de emergência não estejam concluídos,
os resultados do investimento começam a aparecer, o que, de certa maneira,
alivia os agentes económicos moçambicanos e zimbabweanos que usam a ferrovia
para o transporte de mercadoria. Em Dezembro do ano passado, a gestão do Sistema Ferroviário da Beira voltou
para as mãos da Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM)
numa decisão tomada pelo Governo como consequência do incumprimento das
cláusulas contratuais pela antiga concessionária, a Companhia Caminhos de Ferro
da Beira (CCFM).Com efeito, reduziram-se substancialmente os problemas de descarrilamentos
sistemáticos de composições, cujo número chegou a atingir uma média mensal de 60
na vigência da gestão privada, tendo passado para dois a três acidentes
actualmente. De acordo com o inspector da via na brigada de reconstrução da linha de Sena,
José Mapoissa, já se regista a circulação diária de pelo menos três comboios no
trajecto Beira/Mutare, transportando trigo e adubo do Porto da Beira, para além
do granito e carga contentorizada do Zimbabwe. Envolvendo 380 trabalhadores contra anteriores 147, as obras de recuperação
da linha de Machipanda consistem, basicamente, na substituição mensal de quatro
mil travessas de madeira, carris, balastro, alinhamento e ataque da via,
incluindo a drenagem e corte de capim.Com vista a redução da frequência dos descarrilamentos está em curso desde
Setembro passado um trabalho topográfico para o novo traçado no troço
Revue/Vumba, no distrito de Manica. Tal actividade vai até o próximo ano com a
redução das actuais 14 curvas para apenas quatro.Paralelamente, de acordo com as informações em nosso poder, decorrem acções
tendentes a reabertura das estações, apeadeiros e cruzamentos que durante a
vigência da concessão da linha tinham sido encerrados. As estações da Beira e Nhamatanda já contam com novas linhas e/ou reabertas,
enquanto as da Manga e Dondo foram totalmente renovadas.A linha férrea de Machipanda é das mais importantes vias de acesso ao mar por
parte do Zimbabawe, país que usa esta infra-estrutura para as suas operações de
importação e exportação de mercadoria diversa.Entre os produtos transportados através daquela linha contam-se fertilizantes
para agricultura, minerais, combustíveis e outras mercadorias determinantes para
o funcionamento normal da economia zimbabweana.Horácio João" Fonte Jornal NOTICIAS.
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