"rota da LAM reforçada
Um Boeing 737-500, de 111 lugares, e um Embraer 190, com 93
espaços, reforçam, desde ontem, a frota aeronáutica das Linhas Áreas de
Moçambique (LAM). Maputo, Sábado, 17 de Novembro de 2012Notícias .bapizadas com nomes “Zalala” e “Chaimite”, respectivamente, os aparelhos
foram adquiridos num sistema de leasing operacional, ou seja, uma outra
companhia aérea comprou-as junto dos fabricantes e alugou-as à LAM. Para os primeiros três meses, a transportadora moçambicana já adiantou os 850
mil dólares norte-americanos necessários.Com as duas novas aquisições, a LAM passa a voar com sete aviões, sendo três
de marca Embraer 190 de fabrico brasileiro, um Boeing 737-500 e três Q 400, de
acordo com Marlene Manave, administradora delegada da firma. Acrescentou, no entanto, que em termos práticos a companhia vai passar a usar
nove aviões, dois resultantes da parceria com a MEX – Moçambique Expresso.Dos sete aviões operados exclusivamente pela LAM, apenas dois é que são
propriedade da transportadora nacional, sendo os restantes cinco alugados,
segundo a fonte, ajuntando que o cenário já foi melhor, quando se chegou a ter
quatro aparelhos.Contudo, na perspectiva de busca de um equilíbrio entre o número de aviões
próprios e alugados, prevê-se a compra de um Embraer em Outubro do próximo ano e
mais um avião por volta de 2015, altura em que a companhia deverá procurar
reforçar a sua frota com aparelhos maiores, tais como Boeing. A administradora Manave apontou que com as duas aeronaves, a LAM prevê
aumentar a oferta de lugares nos mercados domésticos de alta demanda, tais como
Beira, Tete, Nampula e Pemba, bem como elevar as frequências para Dar-es-Salaam
e Luanda.A cerimónia de baptismo e apresentação dos reforços decorreu na manhã de
ontem no hangar da LAM no Aeroporto Internacional de Maputo e contou, para além
dos dirigentes da empresa, com a presença do Ministro dos Transportes e
Comunicações, Paulo Zucula, e do presidente do Conselho Municipal de Maputo,
David Simango.Na sua intervenção, o ministro Zucula desafiou a LAM a cobrir, até 2015, pelo
menos um destino em todos os países da SADC e a consolidar as rotas para as
capitais provinciais e sedes distritais de maior importância económica, política
e social.Explicou que a modernização da companhia de bandeira nacional visa torná-la
mais competitiva num mercado que se pretende concorrencial e não vedar a
circulação de outras operadoras no espaço moçambicano." Fonte Jornal NOTICIAS.
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