A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
sábado, 13 de janeiro de 2024
MOÇAMBIQUE E INDIA CONSIDERA MOÇAMBIQUE UM DOS PAISES COMO SENDO PRIORITÁRIO PARA COOPERAÇÃO BILATERAL E DESTINO DE INVESTIMENTO EM VÁRIOS SECTORES DE DESENVOLVIMENTO, CONFIRMOU FILIPE JACINTO NYUSI PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE DURANTE A SUA VISITA DE ESTADO AQUELE PAÍS. O QUE PERDERAM PORTUGAL E MOÇAMBIQUE EM PARTICULAR COM A DESASTROSA POLITICA DE NÃO DIALOGO COM A INDIA QUASE 14 ANOS, HOJE QUEM PAGA AS CONSEQUENCIAS DESTA DESASTROSA SITUAÇÃO É MOÇAMBIQUE.
"ACTUALIDADE, DESTAQUE, NACIONAL
Moçambique é prioridade de investimentos indianos, segundo Filipe Nyusi
12 DE JANEIRO DE 2024POR MZNEWS0
Moçambique é prioridade de investimentos indianos, segundo Filipe Nyusi
Moçambique é um dos países identificados pela Índia como sendo prioritário para cooperação bilateral e destino de investimentos em vários sectores de desenvolvimento.
“Nos debates que nós tivemos falamos do agro-processamento, na industrialização, precisamente porque é o que queremos que se faça… e indicamos o que eles podem produzir”, disse, hoje, em Gujarat, o Presidente da República (PR).
“Não tive só encontros bilaterais, mas também com os investidores e empresas, de forma individualizada. O feedback é bom. Eles afirmaram que o ambiente de trabalho é bom. É só ver que 30% dos investimentos da Bacia do Rovuma são desse país. Têm três empresas que participam no sistema. As empresas que estão a explorar o carvão mineral em Moçambique são deste país e estão interessadas em diversificar e estender esse negócio passando para outro tipo de mineração, entre outros. A conversa com as instituições que estão aqui permitiu saber que estamos em bom caminho”, referiu. Entretanto, os empresários querem ver ainda mais facilitada as condições de entrada e saída em Moçambique. O PR prometeu estudar o assunto.
Filipe Nyusi, falava no balanço da sua visita de quatro dias ao país asiático, no âmbito da X Cimeira Global em Gujarat. Ele disse que o motivo da visita foi para observar as realizações do país e identificar modelos para implementar em Moçambique.
“Com o balanço inicial que fizemos ficou claro de que foi um momento de aprendizagem, mas também nos deu espaço para podermos partilhar o que nós sabemos e somos como país”, referiu.
Na estadia no Estado de Gujarat, Nyusi manteve encontro com o Primeiro-Ministro da Índia, com quem falou sobre a cooperação bilateral, a situação geopolítica do mundo, aspectos climáticos, incluindo a situação político-social de Moçambique, a segurança, transportes e comunicações, agricultura, energia, mineração, tecnologia, entre outros.
Nyusi também se reuniu com o Ministro-Chefe do Estado de Gujarat, que contribui com cerca de 20% do Produto Interno da Índia; o Primeiro-Ministro da República Checa; o Vice-Primeiro-Ministro da República Socialista do Vietname; Empresários moçambicanos; e Estudantes moçambicanos em Gujarat.
“Esta nossa visita consideramos de sucessos. Ouvimos o que os outros países fizeram. Participamos na qualidade de parceiros da Cimeira. Saímos daqui motivados. A visita foi extremamente produtiva”, concluiu.
Partilhar este artigo"
FONTE MOZNEWS
Sem comentários:
Enviar um comentário