domingo, 19 de novembro de 2023

BEIRA, SOFALA, MOÇAMBIQIE PORTO DA BEIRA COM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NO MOVIMENTO DE CARGA CONTENTORIZADA PARA A REGIÃO ATRAI NAVIOS DE GRANDE DIMENSÃO

Crescimento significativo do movimento de carga contentorizada para a região atrai navios de grande dimensão ao Porto da Beira Beira (O Autarca) – O cresci￾mento significativo do movimento de car￾ga contentorizada para os países da região é apontado como uma das principais ra￾zões que tem estado a atrair navios de grande dimensão à escalarem o Porto da Beira, como aconteceu recentemente com a chegada do navio MV Floriana VI, o maior em comprimento que já atracou no seu ancoradouro.A par do crescimento acentuado do movimento de carga contentorizada e de outras cargas de e para os países da re￾gião, menciona-se a estratégia comercial assertiva que a Cornelder de Moçambique tem estado a desenvolver nos mercados da região.Acresce-se, ainda, o forte investi￾mento que a concessionária tem feito na melhoria das acessibilidades ao porto, a￾FONTE: INE – INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA – 10 DE FEVEREIRO DE 2017 quisição de modernos equipamentos de manuseamento, expansão de áreas de ar￾mazenagem, introdução de novas tecnolo￾gias e sistemas para optimizar as opera￾ções, entre outros factores que concorrem para a melhoria do desempenho do anco￾radouro, conferindo, dessa forma, maior confiança aos clientes e utilizadores. Entre os investimentos realiza￾dos, sobressai a dragagem de aprofunda￾mento do canal de acesso, da bacia de ma￾nobras e do cais de acostagem, que são de￾terminantes para que navios de tipologia Panamax e Post Panamax, com grande ca￾pacidade de carga, escalem o Porto da Beira com maior regularidade. Importa realçar que, em 2021 e 2022, o Porto da Beira, concessionado à Cornelder de Moçambique há 25 anos, foi classificado pelo Banco Mundial como o melhor da África Austral em termos de desempenho de carga contentorizada. O seu terminal de contentores é um dos mais modernos da África Austral e tem ao seu Post Panamax que atracou no Porto da Beira, depois do MSC Houston, com 256 metros de comprimento, que também a￾tracou este ano, no passado dia 12 de Jun￾ho, e do Wide Juliet, com 255 metros de comprimento, que atracou em Junho de 2020.Com o MV Floriana VI, o Porto da Beira bateu, pela segunda vez este ano, o recorde de navio com maior compri￾mento a atracar no seu ancoradouro.■ (Redacção/ FdS)serviço um moderno sistema informatiza￾do de gestão, o Navis N4, tido como o mais avançado ao nível da indústria por￾tuária mundial.Refira-se, entretanto, que o na￾vio MV Floriana VI, com bandeira da Suíça, que utiliza a linha de navegação MSC, é um navio de contentores com 258 metros de comprimento e 40 de largura, e liga o Porto da Beira ao mercado asiático.Com uma capacidade de 5.364 TEUs, o MV Floriana VI é mais um navio. FONTE JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

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