A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
COSCO SHIPING LINE , A MAIOR LINHA DE NAVEGAÇÃO DA CHINA PASSA A ESCALAR O PORTO DA BEIRA SOFALA MOÇAMBIQUE.
FONTE: INE – INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA – 10 DE FEVEREIRO DE 2017 Cosco Shipping Line: A Maior Linha de Navegação da China passa a escalar o Porto da Beira Na imagem, Jan de Vries, Administrador-Delegado da Cornelder de Moçambique, dando boas vindas a tripulação do Devon, o navio que marcou a inauguração
da operação da Cosco Shipping Line no Porto da Beira Navio porta-contentores Devon, atracado no Terminal de Contentores do Porto da Beira Beira (O Autarca) – Uma nova linha de navegação, por sinal a maior da China e uma das maiores do mundo, nomeadamente a Cosco Shipping Line, representada no país pela Orey Moçambique, na qualidade de agente, iniciou, a 22 de Outubro corrente, a sua operação no Porto da Beira, gerido pela Cornelder de Moçambique (CdM), firma que este mês celebra 25 anos de concessionária. O seu primeiro navio, o Devon, atracou por volta das 8:00 horas do mesmo dia.Em Moçambique, além do Porto da Beira, a nova linha de navegação vai operar, também, nos portos de Nacala e Maputo, numa primeira fase quinzenalmente.O Administrador-Delegado da
Cornelder de Moçambique, Jan de Vries, que deu as boas-vindas aos tripulantes do navio Devon, disse que com este primeiro navio da linha de navegação Cosco, que vem escalar o Porto da Beira, dá-se o arranque de um novo serviço que vai ligar o Porto da Beira principalmente à China e também ao resto da Ásia.
“A Cosco é muito importante porque é a maior linha de navegação da China, e nos países como o Zimbabwe, Zâmbia e Congo, existem muitas minas de empresas chinesas e eles mostraram-se interessados em trabalhar com esta linha, que é a preferida deles. Então, receber esta linha de navegação é muito importante
para melhorar a conectividade do Porto da Beira”, disse Jan de Vries.O Administrador-Delegado da CdM frisou ainda que um porto pode ter tudo moderno mas se não tem conectividade para com o mundo, os clientes não vão utilizar o mesmo. “O Porto da Beira já estava bem, mas com esta nova linha de navegação vai ficar melhor. Ter mais opções é bom para os clientes”.Por seu turno, João Teiga, CEO da Orey Moçambique, representante da Cosco Shipping Line, na qualidade de agente, referiu que para a Orey Moçambique é “mais um marco, visto que já estamos em Angola e, desta vez abraçamos esta conquista em Moçambique. Esperamos contribuir para o desenvolvimento do país”. Entre as múltiplas vantagens de passar a contar com mais nova linha de navegação de referência mundial, alistase o facto de tornar o Corredor da Beira mais competitivo, conferindo aos clientes mais opções em termos de linha de navegação e também destinos para os seus
produtos de exportação.A Cosco Shipping Line torna-se a a oitava linha de navegação a operar no Porto da Beira e a terceira que entrou em operação este ano, depois da Gold Star Line (GSL), que iniciou a 28 de Abril, e a One Ocean Network Express, que entrou a 31 de Agosto. A Cornelder de Moçambique já vinha a trabalhar com outras cinco linhas de navegação, designadamente a MSC, PIL, MAERSK, Unifeeder e CMACGM.O Porto da Beira, concessionado à Cornelder de Moçambique há 25 anos (completos a 15 de Outubro último), foi classificado pelo Banco Mundial como o melhor porto da região da África Austral em termos de desempenho de carga contentorizada nos últimos dois anos. O seu Terminal de Contentores é um dos mais modernos na região da África Austral e tem ao seu serviço um moderno sistema informatizado de gestão, o Navis N4, tido como o mais avançado ao nível da indústria portuária mundial.■ (R/ CdM)
FONTE JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário