A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
sábado, 17 de setembro de 2022
ONU NACOES UNIDAS LANCA FUNDO FINANCEIRO PARA APOIAR EDUCACAO DE CRIANCAS VULNERAVEIS EM TODO O MUNDO, COM UMA DOTACAO DE 2 MIL MILHOES DE DOLARES, QUE PODERA ALCASNCAR OS 10 MILHOES ATE 2030
17-09-2022 19:18
ONU lança fundo financeiro para apoiar educação de crianças vulneráveis em todo o mundo
ONU lança fundo financeiro para apoiar educação de crianças vulneráveis em todo o mundo
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Nova Iorque, 17 set 2022 (Lusa) – As Nações Unidas e vários parceiros lançaram hoje um fundo para apoiar a educação de crianças vulneráveis no mundo, com uma dotação inicial de 2 mil milhões de dólares, que poderá alcançar os 10 mil milhões até 2030.
O Mecanismo Financeiro Internacional para a Educação – cuja dotação em dólares e euros é semelhante à taxa de câmbio atual - será utilizado para responder à atual crise da educação e às desigualdades crescentes neste domínio, exacerbadas pela combinação da pandemia de convid-19, alterações climáticas e conflitos em todo o mundo, esclareceu a Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto, que está a ser desenvolvido há anos, utiliza uma combinação de subvenções de doadores e garantias estatais para gerar financiamento, que pode ser utilizado em projetos de educação.
A ONU sublinha que o mecanismo multiplicará por sete vezes cada dólar investido, em comparação com a ajuda tradicional.
Os Países Baixos, a Suécia e o Reino Unido têm estado na vanguarda da iniciativa, que visa compensar o declínio dos recursos para a educação nos países pobres e de rendimento médio.
O novo fundo será oficialmente lançado na Cimeira para a Transformação da Educação, convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, esta segunda-feira.
A ONU está a organizar desde sexta-feira discussões sobre a questão, primeiro com representantes da juventude, e hoje com o sector privado e organizações de diferentes áreas, potenciais parceiros da iniciativa.
"Para transformar verdadeiramente a educação precisamos de uma mudança total", sublinhou Gordon Brown, antigo primeiro-ministro britânico e enviado da ONU para a Educação Global, numa declaração em que considerou o efeito multiplicador do instrumento financeiro hoje lançado e a importância dessa dinâmica na ajuda às crianças mais vulneráveis do mundo.
APL// SF
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário