A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
quinta-feira, 11 de agosto de 2022
SONIA SULTUANE VAI ESTAR NO CENTRO CULTURAL PORTUGUES CAMOES DA CIDADE DA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA A 18 DE AGOSTO, COM UMA EXPOSICAO O LUGAR DAS ILHAS.
Artes: Sónia Sultuane expõe na Beira “O lugar das ilhas” Sónia Sultuane, Artista Plástica seu interesse mais pelas formas geométricas e arquitetónicas e menos pelos materiais utilizados. Para a criação desta exposição, que eleva a capulana, principalmente da Ilha de Moçambique, a peça de arte,a artista foi também influenciada pelasviagens feitas ao longo dos últimos anos a alguns países como a Itália, Turquia, Espanha, Índia, Egito, Portugal,onde a arquitetura é majestosa e grandiosa e onde o mosaico está muito presente. Sónia Sultuane foi homenageada no Congresso da Afrolic 2019, peladivulgação da sua obra no Brasil.■(Chabane Falume)Beira (O Autarca) – A poeta e artista plástica autodidata Sónia Sultuane, nascida em Maputo, a 04 de março de 1971, inaugura a sua nova exposição “O lugar das ilhas”, no próximo dia 18, no Centro Cultural Português-Beira.
A exposição “O Lugar das Ilhas” é o resultado da inspiração da artista nos materiais usados por arquitetos que, para além de nobres, sofisticados e caros, representam a diversidade e, ao mesmo tempo, a simplicidade, ao corresponderem a fragmentos de cerâmica, vidro, mármore ou mosaicos.
Sónia Sultuane já tinha trabalhado a forma circular e as cores do seu imaginário, aquando da sua segunda exposição, a partir da obra de Antoni Gaudí; na altura, criou uma espécie de “mosaicos”, recorrendo à madeira prensada, de vários tamanhos, que foi sobrepondo. Seguidamente, a autora inspirase em Pancho Guedes, tendo surgido o"
FONTE JORNALK O AUTARCA DE MOCAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário