A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
BEIRA, CIDADE CAPITAL DA PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE COMEMORA NO PROXIMO SABADO, 20 DE AGOSTO OS SEUS 115 ANOS, PARABENS Á CIDADE E A TODOS OS SEUS MUNICIPES, QUE AQUI VIVEM E LUTAM SEMPRE PELA SUA MELHORIA!
Beira, Orgulho dos Beirenses – 114 Anos Beira (O Autarca) – Orgulhosamente a Beira e os beirenses celebram este sábado, 20 de Agosto, o 114o Aniversário da Cidade. São 114 anos de elevação da Beira à actual categoria de Cidade. O orgulho dos beirenses pela celebração da efeméride vigoriza a atitu-de moralmente positiva dos autarcas locais, pois transmite um sentimento de satisfação pela capacidade, realizações e valor que a Beira continua representando ao país e ao mundo. Apesar do conjunto de adversidades impostas pelo seu próprio estado geo-físico e a situação de hostilidade po-lítica a que tem sido envolvida, orgulhosamente a Beira e os beirenses tem man Recentemente, a Beira enfrentou uma das piores situações calamitosas uma vez vivida em África, nomeatem mantido a perspectiva da urbe considerada cidade do futuro. damente o ciclone tropical Idai que des-truiu a cidade em cerca de 90 por cento; mas ainda assim a Beira e os beirenses conseguiram sobreviver e no próximo sábado a festa promete. Será um momento especial para a Beira os beirenses exaltarem a sua heroicidade, e de renovação do compromisso para a reconstrução resiliente e inovadora da urbe. Desde o início do minício do mês em curso, a Beira já se apresenta “vestida” de gala e pronta para receber o grande dia de festa, 20 de Agosto. A cidade está a ser palco de várias actividades recreativas para assinalar a maior efeméride da urbe, com destaque para manifestações clturais (música e dança) inseridas no grande programa Show dos Bairros que tem atraído Pela celebração, palavra de a-preço destinamos à todos que cooperam para o desenvolvimento da Beira.■(Redacção)
FONTE JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE
Em 20 de agosto de 1907, Beira era elevada à condição de cidade, um ano depois era inaugurada a ilumina- ção elétrica e, em 1911, um serviço te- lefónico urbano. Em 1926, ainda não existiam automóveis em Beira, porém, em 1934 estes já somavam 596, bem como duas companhias de transportes colectivos.19/08/2016
Sem comentários:
Enviar um comentário