A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
sábado, 20 de agosto de 2022
ANGOLA JOAO LOURENCO CANDIDATO DO MPLA ENCERRA CAMPANHA PARA AS ELEICOES DE 24 DE AGOSTO COM COMICIO EM LUANDA, CORPO DO FALECIDO E ANTIGO PRESIDENTE VDA REPUBLICA JOSE EDUARDO DOS SANTOS CHEGA HOJE A LUANDA.
Lourenço fecha campanha com comício em Luanda
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, partido no poder) encerra a campanha para as eleições de 24 de agosto com um "ato político de massas" em Luanda, a partir das 10:00 locais.
Lourenço fecha campanha com comício em Luanda
© Lusa
Notícias ao Minuto
20/08/22 06:10 ‧ HÁ 6 HORAS POR LUSA
MUNDO LUANDA
Partilhar
Na conta oficial do partido na rede social Twitter, o líder do partido, João Lourenço convida todos para o evento.
"Todos os caminhos vão dar na Província de Luanda! Esperamos por todos amanhã, às 10 horas [mesma hora em Lisboa], para a grande festa do MPLA. Chame oito amigos para votar no 8! Vota MPLA, vota João Lourenço!", lê-se na mensagem, em que se faz referência à posição que a formação partidária ocupa no boletim de voto.
João Lourenço, atual Presidente da República, concorre a um segundo mandato.
Mais de 14 milhões de angolanos, incluindo residentes no estrangeiro, estão habilitados a votar em 24 de agosto, na que será a quinta eleição da história de Angola.
Os 220 membros da Assembleia Nacional angolana são eleitos por dois métodos: 130 membros de forma proporcional pelo chamado círculo nacional, e os restantes 90 assentos estão reservados para cada uma das 18 províncias de Angola, usando o método de Hondt e em que cada uma elege cinco parlamentares.
Desde que entrou em vigor a Constituição de 2010 que não se realizam eleições presidenciais, sendo o Presidente e o vice-presidente de Angola os dois primeiros nomes da lista do partido mais votado no círculo nacional.
No anterior ato eleitoral, em 2017, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) obteve a maioria com 61,07% dos votos e elegeu 150 deputados, e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) conquistou 26,67% e 51 deputados.
Seguiram-se a Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), com 9,44% e 16 deputados, o Partido de Renovação Social (PRS), com 1,35% e dois deputados, e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com 0,93% e um deputado.
A Aliança Patriótica Nacional (APN) alcançou 0,51%, mas não elegeu qualquer deputado.
Além destas formações políticas, na eleição em 24 de agosto estão ainda o Partido Humanista Angolano (PHA) e o Partido Nacionalista da Justiça em Angola (P-Njango).
FONTE NOTICIAS AO MINUTO
Sem comentários:
Enviar um comentário