A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
sábado, 23 de julho de 2022
MOCAMBIQUE JAPAO OFERECE EQUIPAMENTO PARA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS NA MAIOR LIXEIRA DE MOCAMBIQUE, HULENE
22-07-2022 21:27
Japão oferece equipamentos para gestão de resíduos sólidos na maior lixeira de Moçambique
Japão oferece equipamentos para gestão de resíduos sólidos na maior lixeira de Moçambique
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Maputo, 22 jul 2022 (Lusa) – O Governo do Japão ofereceu hoje máquinas para a gestão segura de resíduos sólidos na lixeira de Hulene, a maior do país e onde em fevereiro de 2018 morreram 16 pessoas soterradas.
“Com a receção deste equipamento, passamos a estar melhor posicionados para assegurar a operação da lixeira de Hulene de forma segura e menos onerosa”, disse o presidente do Município da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, durante uma cerimónia simbólica para a receção do material.
O donativo é composto por quatro escavadeiras e duas retroescavadoras, equipamentos que vão permitir que a lixeira poupe cerca de 13 milhões de meticais (quase 200 mil euros) que eram despendidos mensalmente para alugar este tipo de máquinas, segundo o autarca da capital moçambicana.
O apoio “permitirá que os recursos até agora despendidos sejam orientados para outras intervenções de igual importância”, acrescentou o autarca.
Na madrugada de 19 de fevereiro de 2018, uma parte da maior lixeira da capital, com a altura de um edifício de três andares, desabou devido à chuva forte e abateu-se sobre diversas habitações precárias do bairro em redor.
Dezasseis pessoas morreram no local, das quais sete eram crianças.
Desde o incidente de 2018, as autoridades municipais têm estado a receber diversos apoios para gestão de resíduos, com destaque para iniciativas apoiadas pelo próprio Governo do Japão, mas o encerramento, orçado em cerca de 110 milhões de dólares, segundo dados daquele ano, não tem ainda data prevista.
EYAC// RBF
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário