A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
quinta-feira, 23 de junho de 2022
MOCAMBIQUE O IFC CORPORACAO FINANCEIRA INTERNACIONAL MEMBRO DO BANCO MUNDIAL E EDM ELECTRICIDADE DE MOCAMBIQUE ASSINARAM UM ACORDO EM BRUXELAS PARA ESTUDAR A VIABILIDADE DE CENTRAIS SOLARES FOTOVOLTAICAS DE PEQUENA ESCALA
22-06-2022 18:25
Estudos vão avaliar viabilidade de centrais solares em Moçambique
Estudos vão avaliar viabilidade de centrais solares em Moçambique
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Maputo, 22 jun 2022 (Lusa) - A Corporação Financeira Internacional (IFC, sigla inglesa), membro do Banco Mundial, e a Electricidade de Moçambique (EDM) assinaram hoje, em Bruxelas, um acordo para estudar a viabilidade de centrais solares fotovoltaicas de pequena escala.
A IFC vai fazer estudos para "quatro centrais com armazenamento de baterias e com uma produção total de energia prevista de 50 megawatts (MW)" em Moçambique, lê-se em comunicado.
O acordo foi anunciado à margem do Fórum de Energia de África, a decorrer na capital belga.
Marcelino Gildo, presidente da EDM, referiu que a empresa procura "soluções sustentáveis para acelerar o acesso universal à energia até 2030", com "200 MW em energias renováveis".
A IFC é parceira de outros projetos em Moçambique, entre eles, a maior central elétrica a construir em Moçambique após a independência (450 MW), em Temane, alimentada a gás natural - a IFC empresta 100 dos cerca de 500 milhões de dólares do investimento.
A percentagem de moçambicanos com acesso à rede elétrica subiu de 35% para 39% em 2021, segundo o relatório e contas da EDM.
LFO // LFS
Lusa/fim
FONTE LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário