A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
domingo, 19 de junho de 2022
MOCAMBIQUE E UE UNIAO EUROPEIA QUEREM REFORCAR A COOPERACAO FACE A DESAFIOS GLOBAIS, FRUTO DO EVENTO MOCAMBIQUE E UNIAO EUROPEIA, DIRIGO PELA MINISTRA DOS NEGOCIOS ESTRANGEIROS E COOPERACAO DE MOCAMBIQUE VERONICA MACAMO E EMBAIXADOR DA UNIAO EUROPEIA EM MOCAMBIQUE ANTONIO SANCHEZ BENEDITO GASPAR, EXCELENTE, PARABENS!
17-06-2022 17:09
Governo moçambicano e UE querem reforçar a cooperação face a “desafios globais”
Governo moçambicano e UE querem reforçar a cooperação face a “desafios globais”
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Maputo, 17 jun 2022 (Lusa) – O Governo moçambicano e a União Europeia (UE) manifestaram hoje a intenção de reforçar a cooperação bilateral, desenvolvendo sinergias para enfrentar os desafios globais a nível multilateral.
“As partes manifestaram a sua determinação em continuar a reforçar a parceria bilateral para benefício mútuo e acordaram em desenvolver mais sinergias para enfrentar os desafios globais a nível multilateral”, indica uma nota conjunta emitida depois do encerramento hoje da 31.º Diálogo Político entre o Governo e a EU, realizado na província de Gaza.
O encontro, de dois dias, estava subordinado ao lema “Moçambique e União Europeia: Uma Parceria Além da Cooperação” e serviu para as partes analisarem a situação política, económica e social de Moçambique e da União Europeia.
“Quanto aos desenvolvimentos recentes na Europa, ambas as delegações manifestaram a sua profunda preocupação com a situação grave na Ucrânia e os efeitos da guerra na segurança alimentar global e comprometeram-se a trabalhar em conjunto por uma ordem internacional baseada em regras que permitem o mundo viver em paz”, acrescenta a nota.
A violência armada em Cabo Delgado mereceu também atenção das partes durante a reunião, tendo sido debate os projetos que a UE tem estado a desenvolver em apoio à reconstrução das zonas afetadas pelo conflito em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.
O programa do evento também contou com a realização de um Fórum de Negócios, que juntou empresários e outros interessados na província Gaza.
O evento foi dirigido pela ministra do Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e por António Sanchez-Benedito Gaspar, representante da União Europeia em Moçambique.
EYAC // PJA
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário