A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
domingo, 29 de maio de 2022
LUIS MONTENEGRO ELEITO DE FORMA EXPRESSIVA PRESIDENTE DO PSD PORTUGAL , MAIS DE 70% DOS VOTOS, PARABENS!
Luís Montenegro é o novo líder do PSD
André Veríssimo
28 Maio 2022
O antigo líder parlamentar venceu as eleições para a presidência do PSD, batendo Jorge Moreira da Silva. Será o 19º líder dos sociais-democratas.
Luís Montenegro é o novo líder do PSD, tendo conseguido mais de 70% dos votos, numas eleições disputadas contra Jorge Moreira da Silva. Veja aqui os resultados finais em todos os distritos e secções de voto.
Luís Montenegro chegou a deputado com apenas 29 anos, era Durão Barroso presidente do PSD, depois de ter passado pela Juventude Social Democrata e sido vereador da Câmara Municipal de Espinho, a cidade onde cresceu. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica, mas foi sempre a política que mais o puxou.
Ganhou preponderância política com Pedro Passos Coelho, ao assumir a liderança do grupo parlamentar após as eleições legislativas de 2011, ganhas pelo PSD. Em janeiro de 2020, desafiou Rui Rio mas perdeu contra o atual líder que arrebatou 53,2% dos votos nas diretas.
Nas declarações que prestou às televisões após votar, pelas 16h00, Luís Montenegro prometeu um PSD “mais coeso e mais unido”, que “vai conseguir reencontrar-se com os portugueses, conquistando a sua confiança ao longo dos próximos anos.
“Vamos ter um PSD naturalmente diferente, com uma nova fase, no início de uma legislatura com maioria absoluta, em que podemos programar as coisas para quatro anos, com vista a disputarmos as legislativas em 2026. Será certamente um partido diferente, renovado, rejuvenescido, mais aberto, com uma intenção muito clara de ir à sociedade atrair os melhores para dentro do PSD“, afirmou.
Questionado sobre o facto de não ser deputado, não podendo, por isso, confrontar diretamente o Governo no Parlamento, respondeu que vê isso “como uma vantagem”. “Em primeiro lugar porque estarei no Parlamento muitas vezes junto dos senhores deputados e jornalistas, em vários momentos em que o Parlamento o propícia. A segunda razão é que vai-me permitir andar pelo país, de terra em terra, a fazer aquilo que o PSD está habituado a fazer, que é ser um partido próximo das pessoas, próximo das instituições, próximo das autarquias, próximo das empresas, próximo da realidade quotidiana dos cidadãos”, disse Luís Montenegro.
O Conselho Nacional do PSD anunciou a 15 de março a convocação de eleições diretas, depois de o partido ter conseguido apenas 27,7% dos votos nas legislativas de 30 de janeiro sob a liderança de Rui Rio, com o PS a chegar à maioria absoluta. O antigo presidente da Câmara do Porto ocupava a presidência desde fevereiro de 2018.
(Notícia atualizada às 21h40)
FONTE ECCO, AUTOR ANDRE VERISSIMO
29-05-2022 11:44
Rio felicita Montenegro com votos de “muito sucesso” e Moedas destaca "grande vitória"
Rio felicita Montenegro com votos de “muito sucesso” e Moedas destaca grande vitória
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Lisboa, 29 mai 2022 (Lusa) - O presidente do PSD, Rui Rio, felicitou hoje o novo líder eleito do partido, Luís Montenegro, com “votos de muito sucesso”, e cumprimentou igualmente o candidato derrotado “pelo serviço que prestou ao partido”.
Rui Rio manifestou esta posição na rede social Twitter, depois de no sábado Luís Montenegro ter dito que o presidente do PSD já lhe tinha telefonado a felicitá-lo pela vitória.
“Os meus parabéns ao Luís Montenegro com os votos de muitos sucessos em prol do PSD e de Portugal. E um cumprimento ao Jorge Moreira da Silva pelo serviço que prestou ao partido”, escreveu hoje Rui Rio, na sua conta oficial do Twitter.
Também o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, utilizou a mesma rede social para felicitar Luís Montenegro.
“Parabéns presidente Luis Montenegro. Uma grande vitória que permite voltar a unir o nosso PSD em torno de um projeto vencedor de crescimento para o nosso país. Podem contar sempre comigo”, assegurou o autarca da capital.
Luís Montenegro venceu no sábado as eleições diretas do PSD e será o 19.º presidente do partido, na segunda vez em que disputou o cargo, numa vitória expressiva com mais de 72% dos votos e em todos os distritos do país.
De acordo com os resultados provisórios no ‘site’ do PSD, quando falta apenas apurar uma secção (no círculo da Europa), o antigo líder parlamentar conseguiu cerca de 72,5% dos votos e o adversário Jorge Moreira da Silva 27,5%.
A abstenção rondou os 40%, muito acima das duas anteriores diretas, mas Luís Montenegro obteve mais votos, em termos absolutos, do que Rui Rio em 2020 (contra si) e em 2021, contra Paulo Rangel.
O Congresso que irá consagrar o novo líder e eleger os restantes órgãos nacionais realiza-se entre 01 e 03 de julho, no Coliseu do Porto.
SMA // VM
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário