A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
JOHN KERRY, ENVIADO ESPECIAL DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA JOE BIDEN, FOI CONVIDADO POR MARCELO REBELO DE SOUSA APRESIDENTE DA REPUBLICA DE PORTUGAL A PARTICIPAR NPO CONSELHO DE ESTADO. JOHN KERRY FOI ANTIGO CANDIDATO PRESIDENCIAL DEMOCRATA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA E ANTIGO SECRETARIO DE ESTADO, E CASADO COM MARIA TERESA THIERSTEIN SIMOES FERREIRA HEINZ KERRY, NATURAL DE MOCAMBIQUE, FILANTROPA QUE SEMPRE CONTINUOU A GOSTAR DE MOCAMBIQUE.
11-02-2022 15:56
Marcelo convidou John Kerry para participar em reunião do Conselho de Estado
Marcelo convidou John Kerry para participar em reunião do Conselho de Estado
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Brest, França, 11 fev 2022 (Lusa) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou hoje John Kerry, enviado presidencial especial dos Estados Unidos da América para o clima, para participar numa reunião do Conselho de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa fez este convite a John Kerry num encontro que os dois tiveram em Brest, França, à margem da cimeira internacional "Um Oceano", promovida pela presidência francesa da União Europeia.
"Ficou de se ver se é possível acertar datas, para se poder determinar exatamente quando é que isso poderia ocorrer, porque permitira tratar uma matéria muito importante, para nós particularmente importante: as alterações climáticas, os oceanos e as novas energias, e o problema da energia, que está na ordem do dia", declarou o chefe de Estado aos jornalistas, no final da cimeira.
"Ele aceitou. Só falta agora ajustar exatamente a data", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República referiu que o antigo secretário de Estado norte-americano, atual enviado especial do Presidente Joe Biden para as questões do clima, "irá a Lisboa para a Conferência dos Oceanos" das Nações Unidas, em junho, organizada por Portugal em conjunto com o Quénia.
Desde que assumiu a chefia do Estado, em março de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa aumentou a frequência das reuniões do Conselho de Estado, o seu órgão político de consulta, e inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas para as reuniões deste órgão.
O primeiro convidado foi o anterior presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, em abril de 2016.
Presidido pelo Presidente da República, o Conselho de Estado tem como membros por inerência os titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e pelos antigos presidentes da República.
Nos termos da Constituição, integra ainda cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.
Quando iniciou o seu segundo mandato, em 09 de março de 2021, Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a escritora Lídia Jorge como conselheira de Estado e renomeou o antigo dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e o neurocientista António Damásio.
Na sequência das legislativas de 30 de janeiro deste ano, a Assembleia da República terá de eleger na nova legislatura cinco novos membros do Conselho de Estado.
IEL // JPS
Lusa/Fim
FONTE LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário