A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
MINHO PORTUGAL 20 LOCAIS MAIS BONITOS DO MINHO
20 dos locais mais bonitos do Minho
O Minho é uma das mais genuínas e tradicionais regiões portuguesas. E existe aqui muitos locais para visitar. Descubra alguns dos mais bonitos e interessantes.
VxMag por VxMag Jan 18, 2022 em Viagens 0
o que visitar no minho
Braga
Partilhar no Facebook
Guardar no Pinterest
ArtigosRelacionados
Castelo de Valongo Alentejo
6 castelos quase desconhecidos para descobrir no Alentejo
JAN 20, 2022
comboio europa portugal
8 das viagens de comboio mais bonitas da Europa (1 é em Portugal)
JAN 20, 2022
trilhos percursos pedestres sintra
12 dos melhores trilhos e percursos pedestres para descobrir Sintra
JAN 19, 2022
melhores turismo rural gerês
7 dos melhores alojamentos de turismo rural no Gerês
JAN 19, 2022
Portugal é um país rico em cantos e recantos de encantar, e o Minho não é uma exceção, estando repleto de atrações turísticas para todos os gostos, sempre complementados com a maravilhosa gastronomia. Aqui nascemos como país e aqui encontramos locais onde ainda hoje é possível sentir e vivenciar a verdadeira dimensão da alma portuguesa.
O Minho é uma região especial: algumas partes são completamente caóticas em termos habitacionais, existindo construções em todo o lado de uma forma tão difusa que se torna difícil perceber onde acaba uma aldeia e começa outra. Mas nem isso lhe retira o encanto que possui. Aliás, provavelmente, ainda lhe acrescenta mais charme.
Por todo o lado existem solares e casas brasonadas, aldeias típicas, cidades históricas e até praias e parques naturais. Não é admirar, portanto, que seja um destino turístico em ascensão. Descubra alguns dos melhores locais para visitar no Minho.
1. Melgaço
Melgaço
Melgaço
Aqui encontra uma grande diversidade de ofertas, desde o centro histórico muito bem cuidado à panóplia de desportos radicais, passando pela gastronomia rica, a sua fama vinhateira internacional e a sua paisagem intocada. É conhecido por ser o destino mais radical do nosso país, podendo aqui praticar canyoning, canoagem, salto pendular, slide, rappel, e muito mais.
É também um famoso destino termal e tem o Parque Nacional da Peneda-Gerês mesmo à porta, e a lindíssima vila de Castro Laboreiro ali bem perto. Pode também visitar o Solar do Alvarinho, vinho que é apenas produzido entre Melgaço e Monção, num edifício onde pode conhecer os diferentes produtores e fazer provas de vinho e de água com gás.
2. Valença
Valença
Valença
A Fortaleza de Valença é sem dúvida uma imagem de marca, sendo dentro dela que se encontra a zona mais característica desta cidade. A fortaleza remonta ao reinado de D. Afonso III, sendo na altura, e ao longo da sua história, um importante ponto de defesa do Alto Minho. Dentro da bem preservada cidade velha, encontra muitas lojas de atoalhados, baluartes, capelas e igrejas a conhecer.
Fora da fortaleza, encontra mosteiros a explorar, muitas zonas verdes e uma ecopista que liga Valença a Monção. Recomendamos a subida ao Monte do Faro, de onde pode ver Valença, o rio Minho e Espanha na outra margem.
3. Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Cerveira
É terra de cervos e artes, com a Bienal de Artes Plásticas a decorrer nesta cidade, e com a iniciativa “Crochet sai à rua” a espalhar todos os anos diversas obras pela cidade. Encontra aqui também um museu onde pode conhecer muitas obras de arte contemporânea, que foram exibidas em antigas edições da Bienal.
No centro da cidade, não deixe de conhecer a Praça da República, a Igreja Matriz e a Casa Verde. Se quiser explorar o rio, pode fazer um passeio de barco que o leva até à Ilha dos Amores e à Ilha da Boega. Não deixe também de visitar o Miradouro do Cervo e o seu enorme baloiço, bem como o Miradouro do Espírito Santo.
4. Sistelo
Sistelo
Sistelo
E de repente… Portugal descobriu o Sistelo! A aldeia passou décadas no anonimato e bastou o slogan do “Tibete português” para chamar a atenção. Um slogan injusto, no entanto, já que Sistelo é muito mais do que socalcos nas montanhas.
Mas são os socalcos que saltam primeiro à vista, claro. Não apenas no Sistelo, mas em toda a área envolvente. Assim que se entra nesta região, a paisagem transforma-se e deslumbra quem por aqui passa. Afinal de contas… poucos lugares são tão bons exemplos da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente.
A aldeia merece uma visita e tem no seu castelo a sua principal atração (na realidade, o castelo é um pequeno palácio do Século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Mas a melhor forma de explorar a região é mesmo caminhando pelos famosos passadiços que conduzem à aldeia ou pelo trilho das Brandas do Sistelo.
5. Caminha
Caminha
Caminha
É aqui que o rio Minho encontra o mar, criando-se paisagens lindíssimas. Não deixe de visitar o Miradouro de Santo Antão, com a sua vista desimpedida sobre o rio e a Mata Nacional do Camarido, com Espanha na outra margem.
Já no Miradouro Sino de Mouros pode ver o rio a desaguar no mar, com o Forte da Ínsua pelo meio, ponto obrigatório de visita, bem como a Praia de Moledo, uma das mais famosas do país. Visite também a Praia da Foz do Minho, e no centro, descubra a Torre do Relógio, a Praça do Chafariz, a Igreja Matriz e os painéis de azulejo da Estação Ferroviária.
6. Ponte de Lima
Ponte de Lima
Ponte de Lima
Esta riquíssima vila é muito mais do que as ruas do seu centro histórico e a famosa ponte, merecendo a sua visita a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Torre da Cadeia Velha, e casas senhoriais como o Paço do Marquês de Ponte de Lima, o Palacete Villa Moraes, a Casa das Pereiras e a Casa da Garrida. Do lado oposto da margem, visite também a Igreja de Santo António da Torre Velha e a Capela do Anjo da Guarda.
No que diz respeito à natureza, não há como não referir as lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, as ecovias, os percursos pedestres, as praias fluviais e até desportos de natureza como o arvorismo e canoagem. Imperdível é o Museu do Brinquedo Português, que delicia miúdos e graúdos.
7. Lindoso
aldeias do minho
Lindoso
É uma das aldeias mais bonitas do Gerês. Lindoso é conhecida sobretudo pelo seu castelo e pelo conjunto impressionante de espigueiros (são mais de 60). Estes espigueiros, que servem para guardar o milho, são um testemunho vivo das tradições comunitárias desta terra.
Além do castelo e dos espigueiros, é possível observar uma pequena ponte medieval, várias calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, os moinhos de água de Parada ou as eiras comunitárias, por exemplo.
Nas redondezas encontra ainda a deslumbrante paisagem da albufeira do Lindoso. Esta é também uma aldeia para servir de base quando visitar o Gerês, já que possui uma localização central no parque.
8. Vieira do Minho
Ponte da Misarela
Ponte da Misarela
Pode parecer à primeira vista um destino desconhecido para muitos, mas se lhe falarmos na Ponte da Mizarela (ou Ponte do Diabo) ou na Capela de Nossa Senhora da Lapa (situada debaixo de um enorme rochedo), começarão a soar os sinos do reconhecimento na sua cabeça.
Mas, para além destas duas atrações, encontra aqui a Ponte Romana de Agra e os Moinhos do Ave, com o seu percurso pedestre ladeado de pequenas cascatas. A zona tem também bastantes barragens, como a Barragem da Caniçada, do Ermal ou de Salamonde, bem como diversas praias fluviais, sempre rodeadas de uma paisagem extraordinária.
9. Viana do Castelo
Norte de Portugal
Viana do Castelo
É uma das mais belas cidades do Norte do nosso país, com uma excelente vista panorâmica e uma posição privilegiada junto ao mar. As tradições são aqui rainhas, com os famosos trajes de vianesa e corações de filigrana a destacarem-se na nossa mente.
Por isso, não deixe de visitar o Museu do Traje. Suba também ao Monte de Santa Luzia, de onde pode ver o rio Lima a desaguar no mar, bem como o Santuário do Sagrado Coração de Jesus (muitas vezes chamado de Santuário de Santa Luzia). Na cidade, encontra o Navio Gil Eanes para visitar, um centro histórico de grande beleza e uma ponte desenhada por Gustave Eiffel.
10. Guimarães
Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)
Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)
Desde já, não pode deixar de visitar o Castelo de Guimarães, com as suas muralhas bem preservadas. Mas visite também o Centro Histórico da cidade, que é Património Cultural da Humanidade desde 2001, bem como o Paço dos Duques de Bragança, com o seu Museu sobre os Descobrimentos portugueses.
Descubra a Igreja de São Miguel, onde se diz que D. Afonso Henriques foi batizado, e suba ao Monte da Penha usando o teleférico, para que possa visitar o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Aproveite também os largos e praças, como o Largo da Oliveira, o Largo do Toural e a Praça de Santiago, para petiscar alguma coisa enquanto contempla a cidade.
11. Castro Laboreiro
Castro Laboreiro
Ponte Velha de Castro Laboreiro
Um castelo que nos recorda as batalhas antigas que aqui se travaram, pontes e igrejas medievais, fornos e moinhos comunitários… tudo em Castro Laboreiro respira história e tradição. Esta é, sem dúvida, uma das aldeias mais bonitas do Minho (e do Gerês em particular).
Grande parte das suas casas foi recuperada para turismo rural. É ainda possível visitar o museu etnográfico e o núcleo megalítico. Mas o melhor de tudo talvez seja observar o dia-a-dia das pessoas, conhecer os hábitos e tradições deste povo e descobrir mais sobre a sua cultura.
Na floresta circundante, além da exuberante floresta de carvalhos e medronheiros, é possível avistar javalis, veados e lontras. Uma das melhores formas de explorar a região é realizar o trilho castrejo. São 17 quilómetros mas acredite: vale bem a pena.
12. Braga
santuários minho
Bom Jesus do Monte
Aqui encontra o santuário do Bom Jesus do Monte, conhecido pela sua escadaria e por ser um dos melhores miradouros da zona. Mas, se não quiser subir a escadaria, pode sempre usar o antigo elevador movido a água. Outro ponto de interesse, já na cidade, é a Sé de Braga, a mais antiga de Portugal, com oito séculos de história.
E claro, tem de visitar o Santuário do Sameiro, ou o Miradouro de Santa Maria das Cortiças, de onde pode ver Braga, Guimarães e Barcelos. Visite também a Praça da República e prove as tíbias e biscaínhos, doces típicos imperdíveis. E se procura animação noturna, não pode perder a Rua do Souto, ponto de encontro da cidade.
13. Soajo
Soajo Gerês
Soajo
É uma das surpresas mais agradáveis do Gerês. Esta aldeia típica tem sido recuperada a um bom ritmo nos últimos anos. São cada vez mais as pessoas que recuperam as casas que possuem nesta aldeia e as transformam em segunda habitação ou turismo rural.
A aldeia do Soajo é conhecida também pelos seus espigueiros, tal como o Lindoso. Mas não se fique apenas por aí: aventure-se pelo seu interior e descubra uma aldeia de ruas e ruelas estreitas e sinuosas, ladeadas por casas antigas de granito. O passeio é sublime.
Destacam-se também a sua pequena praça central, o Largo do Eiró, com o seu peculiar pelourinho. E nas redondezas pode encontrar o quase secreto Poço Negro, local onde pode desfrutar de um banho refrescante nos dias quentes de Verão.
14. Barcelos
Barcelos
Barcelos
Muito para além dos galos que se espalham pela cidade, poderá visitar o Paço dos Condes de Barcelos, do século XV, que está hoje em ruínas, o edifício da Câmara Municipal, antigo e nobre, ou o largo mais antigo da cidade, o Largo do Apoio. Passeie também pela Rua Direita e aproveite o comércio tradicional, aproveitando para contemplar os bonitos edifícios.
No final da rua, encontra o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o Jardim das Barrocas, o Passeio dos Assentos e diversos miradouros, como a Ponte de Barcelos, com vista para o rio, praia fluvial e para a Casa da Azenha.
15. Estorãos
aldeias do Minho
Estorãos
Localizada em Ponte de Lima, a pequena aldeia minhota de Estorãos é um segredo que merece ser descoberto. Por aqui passa uma ribeira com o mesmo nome, vinda do alto da serra de Arga. As suas águas límpidas e cristalinas serpenteiam por florestas e terrenos agrícolas até chegarem aqui.
É nesta ribeira que fica uma das paisagens mais icónicas desta aldeia: uma pequena ponte de pedra, românica, mesmo ao lado de um velho moinho com uma roda de madeira ainda intacta. Também neste local pode desfrutar de um banho nos dias mais quentes do Verão.
Mas Estorãos tem mais para oferecer: caminhe pelas ruas e ruelas da aldeia e aprecie cada pormenor. Prove a gastronomia local e converse com os habitantes locais. E depois, se quiser conhecer um pouco mais da região, dê um salto até às Lagoas de Bertiandos, mesmo ali ao lado. Tudo aqui cheira e sabe ao Minho!
16. Branda da Aveleira
Branda da Aveleira gerês
Branda da Aveleira
A Branda da Aveleira, localizada às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, é um daqueles casos que mostra que a resiliência das pessoas não tem limites. Utilizada durante séculos como residência temporária, este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. Mas renasceu das cinzas e agora espera pela sua visita.
Hoje, a Branda da Aveleira possui um conjunto de casas destinadas ao turismo rural. Foram cuidadosamente recuperadas, mantendo a traça original. Tudo foi reconstruído de modo a manter viva a essência da aldeia e proporcionando o conforto que se exige nos dias de hoje.
17. Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez
É parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e um dos maiores concelhos de Portugal. Explore os principais pontos de interesse da vila de Arcos de Valdevez, como a Ponte da Vila, e depois siga caminho para locais como o Conjunto de Espigueiros do Soajo e os socalcos de Sistelo.
Procure também conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o seu longo escadório. Em cada uma destas paragens, tire o seu tempo para apreciar a paisagem e a arquitetura.
18. Ponte da barca
Ponte da Barca
Ponte da Barca
Visite com tempo a vila de Ponte da Barca, e atravesse a Ponte Medieval para se passear também nas margens do Rio Lima. Depois, sugerimos que parta à descoberta de Lindoso, uma vez que as estradas são boas, e o caminho o leva através de paisagens incríveis. Quase a chegar a Lindoso, perto do lugar de Parada, faça uma paragem e faça o pequeno percurso pedestre dos Moinhos de Parada, até ao Poço da Gola.
Depois, já em Lindoso, visite o Castelo e os diversos espigueiros que por lá encontra. Se é um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder a aldeia de Ermida e de Germil, em pontos diferentes da Serra Amarela.
19. Monção
Monção
Palácio da Brejoeira (Monção)
Aqui pode visitar o Palácio da Brejoeira, um dos palácios mais bonitos de Portugal, com estilo neoclássico, planta em formato de L, e um lindo jardim na entrada, que preserva todo o seu encanto. Existem também 18 hectares de vinha, onde se produz o famoso vinho Alvarinho.
A 10 minutos do centro de Monção, pode-se visitar a Torre da Lapela, em estilo gótico, com vista para o Rio Minho. Por último, sugerimos uma visita às termas de Monção, onde pode fazer tratamentos e usufruir das águas medicinais.
20. Gavieira
Gavieira
Gavieira
Nunca ouviu falar na Gavieira, certo? Talvez esse seja o principal motivo para uma visita… Afinal de contas, não é todos os dias que se pode desfrutar de uma aldeia típica do Gerês sem o turismo de massas por todo o lado. Mesmo ao lado da aldeia fica o Santuário da Nossa Senhora da Peneda (este já mais conhecido pela maioria das pessoas) e a sua fantástica cascata (a Cascata da Peneda que cai de uma altura de 30 metros).
Sem comentários:
Enviar um comentário