A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
domingo, 24 de outubro de 2021
BRASIL E PORTUGAL: EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BRASILIA USE MEIOS TECNOLOGICOS DE INFORMACAO COM OS CIDADAOS, AUMENTO A OPERACIONALIDADE E RAPIDEZ NA INFORMACAO E REDUCAO DE CUSTOS HUMANOS AH EMBAIXADA
2-10-2021 20:01
Embaixada de Portugal em Brasília lança nova ferramenta para atendimento consular
Embaixada de Portugal em Brasília lança nova ferramenta para atendimento consular
facebook sharing buttontwitter sharing buttonemail sharing buttonlinkedin sharing buttonwhatsapp sharing button
Brasília, 22 out 2021 (Lusa) - A Embaixada de Portugal em Brasília lançou uma nova ferramenta de comunicação, via plataforma WhatsApp, visando fornecer um atendimento "imediato e automático" aos cidadãos que procuram informações sobre atos consulares, disseram hoje à Lusa fontes diplomáticas.
A ideia foi de Tiago Rodrigues, segundo-secretário da Embaixada e encarregado da Secção Consular, que viu nesta ferramenta a oportunidade de disponibilizar à comunidade um sistema 100% automático, composto por menus, que permitirá ao utente obter, de forma simples e rápida, informação sobre os atos consulares, sem consumir recursos humanos à Embaixada.
"Aqui, no Brasil, o Whatsapp é uma ferramenta primordial de comunicação. Toda a gente usa para fins pessoais, profissionais ou empresariais. E, de facto, como os nossos recursos humanos são escassos e o volume de chamadas e e-mails que recebemos é muito grande, quisemos usar uma ferramenta que pudesse responder à maior parte das questões que as pessoas têm", explicou à Lusa Tiago Rodrigues.
Nesta ferramenta podem ser encontradas informações sobre a emissão de cartões de cidadão, passaportes, documentação necessária, preços desses atos consulares, bem como sobre agendamentos e horários.
"Questões básicas que no fundo são as mais frequentes", explicou o encarregado da Secção Consular.
As respostas a essas questões já se encontravam no 'site' da Embaixada de Portugal em Brasília, mas um diagnóstico permitiu verificar que as páginas na internet são "cada vez mais institucionais e menos utilizados pelas pessoas no seu dia-a-dia", que "querem ter uma ferramenta de comunicação funcional, e, no Brasil, o Whsatsapp é essa ferramenta", explicou Tiago Rodrigues.
"É uma ferramenta que não consome recursos humanos à Embaixada, é totalmente baseada em tecnologia e que vem colmatar um problema que nós identificamos, que é uma grande necessidade de informação da parte das pessoas que não procuram o nosso 'site'. Aproveitamos essas informações todas que já tínhamos e inserimo-la na aplicação do Whatsapp", acrescentou, frisando que o 'feedback' tem sido "muito positivo".
O projeto piloto da ferramenta decorre em Brasília e foi apresentado oficialmente pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que se encontra na reta final da sua viagem ao Brasil.
Caso a experiência desta nova ferramenta seja bem-sucedida, poderá ser replicada pelos restantes postos consulares no Brasil e, eventualmente, pela restante rede consular em todo o mundo.
"O ganho desta ferramenta é imediato, porque as pessoas que acedam ao número ficam logo a saber muitas daquelas coisas que perguntam pelo telefone e pessoalmente. Ganhamos imenso com esta ferramenta e a nossa esperança é que a comunidade se sinta mais informada sobre uma série de coisas que até agora perguntavam de outra maneira. É um ganho de tempo", avaliou o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos.
MYMM//CFF
Lusa/Fim"
FONTE: LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário