A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
CENTRO DE SAÚDE DE PALMA, PROVINCIA DE CABO DELGADO, MOCAMBIQUE PRECISA DE 1,7 MILHOES DE EUROS PARA A SUA RECONSTRUCAO.
"Moçambique. Governo precisa de 1,7 milhões de euros para reconstruir Centro de Saúde de Palma
A parte do atendimento externo, incluindo a maternidade, foram vandalizadas, e é preciso construir duas novas enfermarias. O Centro de Saúde foi destruído em março pelos ataques em Palma.
Agência Lusa
Texto
20 set 2021, 13:58
O conflito armado na província de Cabo Delgado já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 800 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas
▲O conflito armado na província de Cabo Delgado já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 800 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas
JOAO RELVAS/EPA
Receba os alertas do Observador
Com os nossos alertas, pode seguir o seu autor, tópico ou programa favorito. Para não perder nada do que lhe interessa.
Configurar
Subscreva a newsletter Auto
Gosta de automóveis? O Alfredo Lavrador também. E traz-lhe, às quartas-feiras, uma seleção do que de melhor roda por aí.
Subscrever
Instale a App do Observador
A nossa aplicação está disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android.
Instalar
Subscreva a newsletter Macroscópio
Delicie-se com a análise e seleção dos melhores textos da Internet pelo José Manuel Fernandes, ao final do dia, duas vezes por semana.
Subscrever
Siga-nos no TikTok
Siga o Observador no TikTok e receba todas as nossas notícias na sua página.
Seguir
Descubra o melhor da nossa opinião
Toda a opinião, independente e livre, dos colunistas e autores convidados do Observador.
Descobrir
O ministro da Saúde de Moçambique anunciou que precisa de dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros) para a reconstrução no Centro de Saúde de Palma, destruído em março pelos grupos armados que têm atacado Cabo Delgado.
“É uma infraestrutura que tinha sido reabilitada recentemente e apetrechada com equipamento de ponta, está completamente destruída. É crime”, declarou Armindo Tiago, falando durante uma visita para avaliar os danos da ação terrorista em Palma, citado pela Televisão de Moçambique.
No total, segundo o governante moçambicano, o Ministério da Saúde precisa de dois milhões de dólares para a reconstrução de duas novas enfermarias.
Embora o bloco operatório tenha sido poupado, a parte do atendimento externo, incluindo a maternidade, foram vandalizadas, estando em curso a elaboração do cronograma para a reabilitação da infraestrutura.
“Tinha todo o equipamento e está tudo queimado hoje. É uma desolação total”, declarou o ministro moçambicano.
O ministro avançou que o executivo moçambicano procura meios de transformar o Centro de Saúde de Palma em hospital distrital.
Além de Palma, segundo Armindo Tiago, o executivo moçambicano vai reabilitar as unidades de saúde dos distritos de Macomia e Mocímboa, pontos também afetados pela violência armada em Cabo Delgado.
O ataque a Palma, junto ao projeto de gás em construção, ocorreu em 24 de março, tendo provocado dezenas de mortos e feridos.
FONTE: OBSERVADOR
Sem comentários:
Enviar um comentário