A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
quinta-feira, 13 de maio de 2021
GORONGOSA PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA JÁ ABERTO PARA VISITAS, FICA O DESAFIO PARA VISITAR O MELHOR PARQUE DO MUNDO EM FAUNA E FLORA E BIODIVERSIDADE, FICA NA PROVINCIA DE SOFALA, MOCAMBIQUE!
"
"Ver como página Web
Maio / Junho de 2021
O Parque Nacional da Gorongosa está aberto para visitas.
O Parque Nacional da Gorongosa está agora aberto para visitas. As actividades do início da temporada estão bem encaminhadas e incluem:
Safaris de jipe
Safaris a pé
Passeios até à Serra da Gorongosa e ao projecto do Café da Gorongosa
Passeios de bicicleta e visitas a uma comunidade local
Passeios de barco e canoa no Lago Urema
Passeios de observação de aves
Os populares acampamentos volantes (Fly-Camp Adventure) estão de volta para os hóspedes que sonham em dormir sob o magnífico céu noturno de África (as refeições estão incluídas). Também é possível acampar no lendário Acampamento de Chitengo para os visitantes que desejam fazer as suas próprias refeições.
As receitas de todas as visitas ao Parque criam empregos locais, constroem escolas e apoiam programas de educação, saúde e formação. É necessário fazer reserva para passeios de um dia e para acampar. Os visitantes devem usar máscaras e seguir todos os protocolos de segurança.
Localizado no extremo sul do Grande Vale do Rift, no centro de Moçambique, o Parque Nacional da Gorongosa é o lar de uma grande variedade de animais, incluindo diversos tipos de antílopes, leões, hipopótamos, elefantes e mabecos. O Lago Urema e os seus exuberantes pântanos circundantes estão localizados dentro do Parque e abrigam um dos maiores locais de nidificação de aves aquáticas no continente, atraindo um grande número de aves e proporcionando um grande espetáculo de sons e cores.
Contacte-nos para safari@gorongosa.net para mais informações.
Reservas
As populações de leopardos e mabecos do Parque Nacional da Gorongosa continuam a crescer.
Mais três leopardos e duas alcateias de mabecos foram translocados para o Parque Nacional da Gorongosa em 2021.
Os três leopardos adultos - dois machos e uma fêmea - foram adicionados à população de leopardos em recuperação do Parque em Abril, elevando a contagem total para dois machos e duas fêmeas reintroduzidos desde Novembro passado.
Em Março, o Endangered Wildlife Trust transferiu dois novos grupos (nova genética) de mabecos da África do Sul para o Parque Nacional da Gorongosa.
Estes grupos incluíram uma alcateia recém-formada de seis elementos, com machos do Parque Hluhluwe-iMfolozi e fêmeas da Reserva de Lapalala. Estas novas chegadas incluíram dois machos que já dominaram uma das alcateias de maior sucesso da África do Sul e um grupo de fêmeas caçadoras de búfalos.
Membros de Clubes de Raparigas da Gorongosa atribuíram nomes aos mabecos na véspera da sua libertação.
Estamos muito gratos aos nossos parceiros de recuperação de mabecos e
leopardos, incluindo a Administração Nacional das Áreas de Conservação de
Moçambique, o Endangered Wildlife Trust, KZN Wildlife, The Bateleurs, Agência de Parques e Turismo de Mpumalanga, Wildlifevets SA, Natura, USAID - Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, a Oak Foundation e o Pilatus Center SA.
Leopardos
Mabecos
A contagem aérea de fauna bravia de 2020 mostrou aumentos significativos de búfalos, hipopótamos e elefantes.
A população de búfalos do Parque Nacional da Gorongosa está a espalhar-se por todo o Vale do Rift e as manadas estão a tornar-se maiores, de acordo com o último Levantamento de Fauna Bravia de 2020, que revelou mais de 1.200 destes animais.
A contagem de 2020 também revelou mais de 2.700 crocodilos, a maior contagem até agora, e o maior número de hipopótamos (750) desde o seu declínio durante a Guerra Civil de Moçambique.
Os cientistas também estimam que a verdadeira contagem de elefantes está muito próxima de 1.000.
Os alunos matriculados no programa de Mestrado em Biologia da Conservação no Parque participaram em contagens aéreas da fauna bravia como parte da sua formação.
Um total de 16 levantamentos aéreos de fauna bravia foram realizados no Parque Nacional da Gorongosa desde 1968. Um relato científico completo dos números de fauna bravia de 1968 a 2018 pode ser encontrado online.
Levantamentos de Fauna Bravia da Gorongosa – Saiba Mais
“Montane to Mangrove - Framework of the Gorongosa Ecosystem” – agora disponível para o público
A tese do Dr. Ken Tinley - "Framework of the Gorongosa Ecosystem" - é um documento histórico que descreve o ecossistema da Gorongosa em detalhes surpreendentes. O livro de capa dura de 364 páginas apresenta centenas de belos mapas desenhados à mão da geologia local, solos, hidrologia, clima, fauna bravia - todos efectuados antes da existência do computador pessoal, GPS, fotografia digital, drones e Internet.
O Ken, a sua esposa Lynne Tinley e os seus dois filhos pequenos viveram no Acampamento de Chitengo de 1968 a 1973. As ilustrações de Lynne estão incluídas na tese de Ken e também estão apresentadas no seu próprio livro, "Drawn from the Plains", que fala sobre a vida no Acampamento de Chitengo, sede do Parque da Gorongosa, durante cinco anos.
“A obra-prima do Dr. Tinley é um documento extraordinário escrito por uma mão incrível”, escreve o Presidente do Projecto de Restauração da Gorongosa, Greg Carr.
Greg Carr escreveu o prefácio do "Framework of the Gorongosa Ecosystem", que foi recentemente publicado na revista Africa Geographic.
Publicado pela primeira vez em 1977 e novamente em 2020 por Hamilton-Fynch da África do Sul, com o título "Montane to Mangrove - Framework of the Gorongosa Ecosystem" está disponível ao público por $ 150 USD mais portes de correio. Para obter uma cópia, envie um e-mail para Megan Carolla para megancarolla@gmail.com.
Revista Africa Geographic
Os Clubes da Gorongosa para rapazes e raparigas estão a ser testados em cinco escolas primárias.
As escolas primárias de Nhamissongora, Matacamachaua, Madzimachena, Nhambita e Samora Machel estão a testar Clubes da Gorongosa para rapazes e raparigas. Os clubes foram projectados para ajudar a manter as crianças na escola e fornecer-lhes o conhecimento e as habilidades necessárias para se envolverem em ciências ambientais e se tornarem futuros líderes conservacionistas.
O programa piloto também inclui apoio administrativo para directores e professores, formação em métodos de educação activa e participativa e melhorias nas infraestruturas destinadas a tornar as escolas mais confortáveis para rapazes e raparigas.
Os Clubes da Gorongosa são co-geridos pelo Governo Distrital da Gorongosa, conselhos escolares locais, coordenadores ZIP e a equipa de educação do Parque Nacional da Gorongosa.
Mais notícias sobre as comunidades locais:
Os Clubes da Paz apoiam famílias de ex-combatentes da RENAMO à medida que eles se reintegram nas comunidades locais.
Os fiscais da Gorongosa lideram a vacinação no Parque.
Os Clubes de Raparigas aprendem sobre empregos em bioeducação, turismo e apicultura.
O Projecto “Plantar o Futuro” - Ensina as crianças sobre a importância da gestão florestal.
Estudantes universitários de Idaho e da Gorongosa - Parceiros na investigação sobre abutres.
Comunidades locais recebem formação em práticas de gestão florestal.
Susana Carvalho recebe uma “Mid-Career Fellowship” da “British Academy”.
Dominique Gonçalves nomeada “WILD Innovator“, recebe uma bolsa de $ 100.000 para projecto de dois anos.
O Ministro da Saúde de Moçambique visitou o Parque Nacional da Gorongosa.
Partilhe esta “newsletter" com um amigo:
Facebook Twitter LinkedIn
FONTE: PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA
Sem comentários:
Enviar um comentário