"CFM celebra 125 anos
Locomotiva Paul Kruger, que a 8 de Julho 1895 fez a primeira ligação ferroviária entre Lourenço
Marques (actual Maputo) e o Transvaal (actual Pretória) na República da África do Sul
Beira (O Autarca) – A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de
Moçambique celebra hoje, quarta-feira
(08JUL2020) 125 anos. O Caminho de
Ferro, símbolo incontornável de mudança e progresso, chegou a Moçambique em 1895.
Foi a 8 de Julho 1895, que iniciou oficialmente a primeira ligação
ferroviária entre Lourenço Marques
(actual Maputo) e o Transvaal (actual
Pretória) na República da África do
Sul. A inauguração oficial da Linha
férrea Lourenço Marques – Transval
foi um acontecimento extraordinário
para a época e marcou o início de uma
nova era, pois permitiu que um dos
grandes avanços tecnológicos da Revolução Industrial – o caminho de ferro chegasse a Moçambique.
A primeira ligação ferroviária
materializou a vocação geo-estratégica
de Moçambique – como País provedor
de serviços e permitiu a constituição da
espinha dorsal de um sistema e de uma
logística de transportes que se desenvolveu até aos nossos dias.
O CFM está na origem da rede
ferroviária que liga os portos moçambicanos ao hinterland. Para além da África do Sul, a rede ferroviária liga ao
mar o Zimbabwe, o Malawi e até a
Zâmbia.
Em 1930, o CFM desenvolveu
o transporte rodoviário, através da Camionagem Automóvel e, em 1936, introduziram e explorou o pioneiro transporte aéreo com a DETA. Curiosamente, esta linha área tinha como designação Linhas Aéreas de Moçambique,
que viria a estar na origem da actual
LAM.
O CFM permitiu o desenvolvimento do País e está na base de criação
das nossas cidades; estão na origem do
progresso para o interior com o aparecimento de vilas ferroviárias e outras,
que beneficiaram socialmente das suas
facilidades – abastecimento de água e
energia eléctrica -, que beneficiaram
culturalmente e desportivamente, com
os clubes ferroviários e com as actividades de índole associativa e de entretenimento.
Os Portos e Caminhos de Ferro
de Moçambique permitiram, ainda, a
afirmação de um novo País, que emergiu em 1975, após a saga libertadora
do seu Povo. A importância geo-política e geo-estratégica de Moçambique,
no quadro da Linha da Frente, da África Austral, a nível continental e no
concerto das Nações também deriva e
passa, sobretudo, pela importância dos
Boeings da DETA - Pioneiro transporte aéreo, que viria a estar na origem da actual LAM
seus portos e das suas infra-estruturas
ferroviárias.
Nos anos 80, o CFM iniciou a
reabilitação de vias destruídas durante
a guerra dos 16 anos, a transformação
e modernização dos seus portos. Assim
foi na Linha do Norte, ainda na década
80, tal aconteceu no Porto da Beira nos
anos 90, ou na Linha do Limpopo,
também nos anos 90.
Linha férrea após reconstrução
Existe uma nova dinâmica, impulsionnada pelo contexto de um país que
cresce em termos económicos e que se
agiganta perante os desafios do futuro.■ (Redacção/ GCI-CFM)
Hoje vivemos um novo contexto: a Empresa e o sector empreenderam uma transformação estrutural. Operadores privados, nacionais e estrangeiros, dão o "
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUEseu contributo ao sistema.
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