"Atracagem do navio Post Panamax reconfirma
dragagem eficiente do Porto da Beira Beira (O Autarca) – O Porto
da Beira registou um importante marco
na sua história, no último sábado (06
JUN20). Trata-se de acontecimento
que reconfirma a dragagem eficiente
levada a cabo pela EMODRAGA-EP
no canal de acesso, bacias de manobra
e cais do Porto da Beira. refere-se a atracagem, no último sábado, no Porto
da Beira do navio porta contentores
Post Panamax,“Wide Juliet", com capacidade de 5.440 Teus de carga, 255
metros de comprimento e 37 metros de
largura. Segundo informação partilhada pela Cornelder de Moçambiqu no
seu site de internet, “Wide Juliet" é o
navio com maior capacidade de carga
que alguma vez demandou o Porto da
Beira, facto que representa um marco
histórico importante não só para a
CdM, mas também para todos os integrantes do Corredor Logístico da Beira.
Nos últimos anos, o Porto da
Beira vem registando um crescimento
significativo de carga contentorizada e
não só, em resultado da agressiva estratégia comercial que a CdM vem desenvolvendo nos mercados da região,
bem como do contínuo investimento na
melhoria das acessibilidades ao porto,
aquisição de modernos equipamentos
de manuseamento, expansão de áreas
de armazenagem, introdução de novas
tecnologias e sistemas para optimizar
as operações, factores que concorrem
para a melhoria do desempenho do
porto, conferindo maior confiança aos
clientes e utilizadores.
Os investimentos realizados na
dragagem de aprofundamento do canal
de acesso, bacia de manobras e cais de
acostagem, também tem sido determinante para que navios de tipologia Panamax e Post Pamanax, com grande
capacidade de carga escalem Beira
com maior regularidade.
O aumento da frequência de
navios de grande dimensão, propicia economias de escala e desafia a todos oJuliet, propriedade da Mediterran Shiping Company, foi contruído em 2015.
De referir que nas últimas duas semanas o Porto da Beira também recebeu o
navio panamax MSC Gina, com 260
metros de comprimento e uma capacidade de 4.056contentores de carga.
A atracação regular deste tipo
de navios, para além de conferir maior
credibilidade ao porto, contribui de
forma significativa para o crescimento
e desenvolvimento de negócios nos
mercados dos países da vasta região do
hinterland servida pelo Corredor da
Beira.■ (Redacção/ CdM)
peradores da cadeia logística do corredor – Operador Portuário, Caminhos
de Ferro, Transportadores Rodoviários,
Linhas de Navegação, Agentes Transitários, Empresas de Logística - a serem mais eficientes, competitivos e de
rápida resposta às necessidades dos
clientes. É sem dúvida, um momento
de viragem, há muito esperado pelos operadores logísticos e sobretudo pelos
clientes e utilizadores que consideram
este corredor a sua rota natural, mais
curta e de fácil acesso aos mercados internacionais.
O Navio Post Panamax, Wide"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.
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