sexta-feira, 28 de junho de 2019

CASA DO ARTISTA NA CIDADE DA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, ESTE SABADO 29 DE JUNHO, FEIRA DO ARTESANATO DAS 10H00M ÀS 16H00, TEM TAMBEM PETISCOS, DOCES E SALGADOS!

Sábado. Não falte!
Haverá também petiscos doces e salgados.
UNA O PSIQUICO AO FISICO E VENHA VER E APRECIAR MOMENTOS DE CULTURA!

terça-feira, 25 de junho de 2019

25 DE JUNHO DE 1975 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE, PARABÉNS PELOS 44 ANOS DE PAÍS INDEPENDENTE! VIVA A LIBERDADE, VIVA A INDEPÊNCIA!

A PROPÓSITO DO DIA DA INDEPÊNCIA DE MOÇAMBIQUE PERMITAM-ME ESTA SINGELA HOMENAGEM E  BUSCAR A MEMÓRIA DE UM  FILHO DE MOÇAMBIQUE NATURAL DE ENTÃO VILA PERY, HOJE CHIMOIO,  A 21 DE MARÇO DE 1965, O SAUDOSO E QUERIDO AMIGO ANTÓNIO PINTO DE ABREU INDO BUSCAR MOMENTOS DA SUA VIDA EM "ALGUMAS DAS MEMÓRIAS QUE EU AINDA RETENHO" , MAPUTO, MAIO DE 2017.
"ESCREVI ESTE LIVRO
A PENSAR EM MOÇAMBIQUE
COM BASE NO QUE MODESTAMENTE
APRENDI, FIZ E TENHO TRATADO DE FAZER

ESCREVI A PENSAR NA MINHA FAMILIA
COM DESTAQUE PARA A SILVINA, A EDWINA E O LUAN
ESSES MEUS GRANDES AMORES DEDICADOS E BEM - QUERIDOS

E TAMBÉM NOS MEUS AMIGOS E NOS MEUS COLEGAS
CÁ DE DENTRO E LÁ DE FORA, PERTO OU LONGE, DE PERTO E DE LONGE

A TODOS:A MINHA ADMIRAÇÃO, O MEU RESPEITO E O MEU CARINHO!"

ANTÓNIO PINTO DE ABREU, ACABOU TAMBÉM POR SER UM HOMEM DA BEIRA, DA MANGA ONDE VIVEU A SUA INFÂNIA, ADOLESCÊNCIA, REPARTINDO-A AINDA COM O BAIRRO PONTA GÊA, MAS A MANGA FOI O QUE MAIS O MARCOU, DISSE.

"….JÁ DE REGRESSO A MOÇAMBIQUE, EM MEADOS DE JUNHO DE 2015, FIQUEI PREOCUPADO COM A APROXIMAÇÃO DO DIA DA INDEPÊNCIA NACIONAL - O QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO NOSSO PAÍS. SABENDO QUE AQUILO ENGLOBARIA A PRAÇA DOS HERÓIS E UMA RECEPÇÃO VOLANTE, FIQUEI COM RECEIO DE NÃO CONSEGUIR ESTAR DE PÉ POR MUITO TEMPO. MAS O ANIVERSARIANTE 10 ANOS MAIS NOVO DO QUE EU MERECIA A MINHA PRESENÇA NOS SEUS FESTEJOS ...ACABEI CONCLUINDO QUE FOSSE MELHOR IR A PORTUGAL, PARA REPRESENTAR MOÇAMBIQUE NO XXV ENCONTRO DE LISBOA, DESTINADO AOS BANCOS CENTRAIS DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, COINCIDENTEMENTE NO DIA 25 DE JUNHO.ASSIM, AUTORIZADO PELO GOVERNADOR, LÁ FUI PROTOCOLARMENTE ACOMPANHADO PELA MINHA ESPOSA-NA VERDADE, A ÚNICA VEZ EM QUE USEI ESSE DIREITO PREVISTO PARA UM VICE-GOVERNADOR EM VIAGEM PARA UMA CERIMÓNIA OFICIAL NO ESTRANGEIRO-, TENDO, NA INTERVENÇÃO QUE FIZ, DEDICADO UMA BOA PARTE A ENALTECER A COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DA PÁTRIA QUE EU AMO. DESTA FORMA, DEI A MINHA CONTRIBUIÇÃO FAZENDO COM ENF^SE O REGISTO, LÁ MESMO EM LISBOA, DA CELEBRAÇÃO DO QUADRAGÉSIMOANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE, VENCEU CONTRA O ENTÃO COLONIALISMO PORTUGUÊS." PÁG 274 E 275, "ALGUMAS DAS MEMÓRIAS QUE EU AINDA RETENHO" OBRA DE  ANTÓNIO PINTO DE ABREU.

MARCANTES PARA MIM FORAM AS COMEMORAÇÕES  DO DIA 25 DE JUNHO DE 1975 QUE CONJUNTAMENTE COM UM GRUPO DE COLEGAS E AMIGOS ORGANIZAMOS E PARTICIPAMOS PUBLICAMENTE NA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, EM PORTUGAL E  EM 1991?1992? COM A COMUNIDADE MOÇAMBICANA, AEMOP ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES MOÇAMBICANOS EM PORTUGAL E AMIGOS DE MOÇAMBIQUE, NA EMBAIXADA DE MOÇAMBIQUE EM LISBOA ORGANIZOU A EMBAIXADORA DE MOÇAMBIQUE ESPERANÇA MACHAVELA AINDA ANTES DO ACORDO GERAL DE PAZ A 4 DE OUTUBRO DE 1992.

HOJE NA BEIRA COMEMORAMOS TAMBÉM O 25 DE JUNHO, DIA DA INDEPÊNCIA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE, PASSARAM 44 ANOS, VIVA MOÇAMBIQUE, VIVA A LIBERDADE!

sexta-feira, 21 de junho de 2019

CIMEIRA USA ÁFRICA 12ª CIMEIRA DECORREU EM MAPUTO JUNHO 2019

TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE REPORTAGEM SOBRE O EVENTO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE PARTICIPOU E TEVE MUITO PÚBLICO EMPRESARIAL NACIONAL E ESTRANGEIRO A PARTICIPAR: SURGEM NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO A NIVEL NACIONAL.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

MOÇAMBIQUE VAI ESTAR NA ONU A 25 DE JUNHO A PEDIR MAIS APOIOS PÓS IDAI E KENNETH; COM FORTE DELEGAÇÃO CHEFIADA PELO PRIMEIRO MINISTRO CARLOS AGOSTINHO DO ROSÁRIO

"Moçambique vai à ONU pedir mais fundos para a reabilitação pós-ciclones Reabilitação da EN6 no topo das prioridades com o Zimbabwe. Além das infra-estruturas púlicas, a outra prioridade, segundo Francisco Pereira, Director do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones Idai e kenneth, é reconstruir as casas destruídas pelas calamidades. Nas zonas centro e norte de Moçambique, os ciclones destruíram total ou parcialmente mais de 250 mil habitações. Pereira diz que não será possível reconstruir todas as casas, mas que vai ser encontrada uma forma de ajudar a população afectada. As necessidades orçamentais para a reconstrução das sete províncias moçambicanas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth estão estimadas em três biliões e duzentos milhões de dólares americanos, mas os doadores só se comprometeram em disponibilizar um bilião e duzentos milhões.■ (VOA) O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, convida Moçambique a estar presente na sessão da Assembleia-Geral da ONU e apresentar, mais uma vez, as necessidades orçamentais para reconstruir as zonas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth. Moçambique será representado por uma delegação encabeçada pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que, no dia 25 de Junho, vai falar perante todos os países que integram o sistema das Nações Unidas. A sessão acontece numa altura em que já começam a ser disponibilizados os fundos prometidos pelos doadores na conferência internacional realizada nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, na cidade central moçambicana da Beira. O Banco Mundial, que prometeu 470 milhões de dólares americanos, e o Banco Africano de Desenvolvimento, cerca de 50 milhões, são os parceiros que já estão a canalizar fundos. Uma das primeiras obras a ser executada é da reabilitação da estrada nacional número 6, que faz a ligação entre Beira e Machipanda, na fronteira"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

quarta-feira, 19 de junho de 2019

ANADARKO, CIMEIRA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - ÁFRICA E MOÇAMBIQUE."MOÇAMBIQUE INAUGURA NOVA ERA ECONÓMICA AUSPICIOSA", DIZ JORNAL O AUTARCA.

"Moçambique inaugura nova era económica auspiciosa Maputo (O Autarca) – Na abertura oficial da Décima Segunda Cimeira Estados Unidos da América-África, esta manhã, em Maputo, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, replicou o seu discurso iniciado ontem, também na capital moçambicana, depois de testemunhar o anúncio da Decisão Final de Investimento do Projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Área 1, na bacia do Rovuma, de que o país inaugura uma nova era económica auspiciosa. “A decisão final de investimento pelas concessionárias da Área 1, lideradas pela Nadarko, na ordem de 23 mil milhões de dólares americanos, anunciada ontem, representa um imPresidente Filipe Nyusi exibindo as pastas contendo os documentos que confirmam a decisão final de investimento da Anadarko portante passo para o início duma nova fase da nossa economia e um sinal de crescimento”. Na mesma ocasião, o Chefe de Estado Moçambicano exortou e encorajou os empresários norte americanos a aproveitarem o ambiente de negócios favorável existente, as oportunidades e potencialidades de investimento em Moçambique, na região e em África, diversificando as suas intervenções. Participam na Décima Segunda Cimeira Estados Unidos da América-África cerca de quatrocentos empresários norte americanos, homens de negócio africanos e delegações de países de África encabeçadas pelos respectivos Chefes de Estado e de Governo."
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

terça-feira, 18 de junho de 2019

ANADARKO NA PESSOA DO SEU CEO ROBERT A. WALKER ANUNCIOU HOJE O SEU INVESTIMENTO E DE DEMAIS PARCEIROS EM MOÇAMBIQUE DE 23 BILIÕES DE USD

PARABÉNS ANADARKO, PARABENS PARCEIROS, PARABENS MOÇAMBIQUE. OS APÓSTOLOS DA DESGRAÇA, VELHOS DO RESTELO E QUEJANDOS DESTA VEZ, PERDERAM…..

quarta-feira, 12 de junho de 2019

JOSE RODRIGUES DOS SANTOS NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA, 15 DE JUNHO ÀS 15H00M, SABADO, SESSÃO DE AUTOGRAFOS, PAVILHÃO C64/C66/C68, OBRA "A AMANTE DO G

José Rodrigues dos Santos na Feira do Livro de Lisboa

                                                                   
José Rodrigues dos Santos estará a autografar os seus romances nos pavilhões da Gradiva (C64,C66,C68) na Feira do Livro de Lisboa no dia 

15 de Junho, sábado, a partir das 15 horas.

Contamos convosco!
Conheça aqui toda a obra do autor

terça-feira, 11 de junho de 2019

A CONFERENCIA INTERNACIONAL DE DOADORES, PÓS CICLONES IDAI E KENNETH.


A CONFERENCIA INTERNACIONAL DE DOADORES, PÓS CICLONES IDAI E KENNETH.

Como já anteriormente neste jornal  por mim referido o CICLONE IDAI, foi uma horrível tragédia que se abateu e fustigou a cidade da Beira, Provincia de Sofala, chegando ainda às Provincias de Manica, Tete,  Zambézia e Inhambane. Passados que foram onze dias a 25 de Abril, abate-se sobre as Provincias de Cabo Delgado e Nampula  o CICLONE KENNETH, deixando forte destruição nomeadamente na Ilha do Ibo, Macomia e Nacala. Havia entretanto sido criado o Gabinete de Reconstrução do pós IDAI ao qual foi acrescentado e pós KENNETH,  tendo como Director Executivo,  o Engenheiro Francisco Pereira. MOÇAMBIQUE, apesar de toda a solidariedade com rápida e abrangente resposta da comunidade nacional  e internacional, ficou a braços com uma grande tragédia que humanamente afecta um elevado número de milhares de pessoas, em termos imediatos alimentares, saúde medicamentos e infraestruturas hospitalares, escolas e material didáctico, abastecimento de água potável, abastecimento de energia electrica, restabelecimento das comunicações telefónicas e rodoviárias, habitações a ser necessária a sua construção de raiz, recuperação de telhados, profunda e grave erosão costeira nomeadamente na cidade da Beira. A produção de horticolas para autoconsumo ou vender no bazar desapareceu. Com ainda a agravante de todo o tecido empresarial da pequena e média empresa ter sido profundamente abalado, ficando a braços com pagamentos de salários e a fornecedores, sem nenhum retorno em produção, comercialização ou vendas, porque ficaram sem infraestruturas,  lojas, armazens, fabricas, incapazes portanto de minimamente solverem os seus compromissos imediatos. UMA VERDADEIRA TRAGÉDIA. Todas esta situação é UM BARCO MUITO PESADO.

Dai que o Governo de Moçambique de forma estruturada, organizou a CONFERENCIA INTERNACIONAL DE DOADORES, cidade da Beira, Provincia de Sofala, 31 de Maio e 1 de Junho de 2019, toda a organização do aparelho de Estado, Governadores Provinciais das Provincias afectadas, Administradores, Presidentes dos Municipios e respectivos vereadores, quadros dirigentes de empresas públicas, dirigentes Associativos Empresariais, empresários e outras individualidades, fizeram-se presentes a esta iniciativa.  A comunidade internacional fez-se representar ao mais alto nivel das várias organizações como o caso das Nações Unidas, União Europeia, FMI, Banco Mundial, BAD e variadissimas organizações especializadas. Os Estados estrangeiros fizeram deslocar membros do seu Governo ou representantes foi o caso de Portugal que esteve presente a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Teresa Ribeiro, Guiné Equatorial um representante do Presidente da República do respectivo País. Paises da União Europeia nomeadamente França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Austria, Noruega, Suécia, Estónia e dos Estados Unidos da América e Canadá fizeram-se presentes pelos respectivos Embaixadores e com propostas concretas de apoio.

A Banca comercial de Moçambique  encontrava-se presente ao seu mais alto nível de representação nomeadamente o BANCO BCI e MILLENNIUMBIM. Os empresários aguardam pelas propostas apelativas de financiamento com taxas de juro baixas relativamente à prática habitual e bom seria um periodo de carência.

O Gabinete de Reconstrução PÓS IDAI e KENNETH e o Municipio da Beira distribuiram durante a CONFERÊNCIA, cada instituição a sua brochura, sobre os efeitos dos ciclones e respectivas necessidades de forma sumariada.

Pairam no ar várias, quiçá,  legitimas inquietações e preocupações de alguns cidadãos: com que rapidez vão ser construidas habitações sociais, recuperados os hospitais e escolas, como e quando reparada a forte e grave erosão costeira  evidente entre o porto da Beira e o Macúti, melhoradas as vias de acesso de entrada e saída da cidade da Beira de e para o interior da Provincia de Sofala, a cidade da Beira quando terá iluminação normal nas suas ruas, os lugares de culto,  nomeadamente as Igrejas da religião católica ficaram praticamente todas sem telhado: Catedral, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima nos Pioneiros, Macúti???????

O primeiro dia da CONFERENCIA foi a apresentação do levantamento das questões fundamentais humanas e estruturais deixadas pela tragédia dos dois CICLONES IDAI e KENNETH , Sábado e à guiza de conclusão foram os apoios concretizados pelos diversos representantes acima referidos que resultaram num protocolo assinado entre todos,  com os respectivos apoios enunciados.

Text Box: Page2O Presidente da República de Moçambique Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi encerrou a cerimónia com uma intervenção na qual descreveu aspectos humanos decorrentes destas duas tragédias IDAI e KENNETH, fez apelos ao necessário encaminhamento da paz, manifestou profundo agradecimento a todos os doadores , garantiu absoluta transparência, acompanhamento e controlo dos bens doados pelas intituições nacionais e internacionais.

Ficaram assim, assegurados nesta fase apoios na ordem dos 1,2 milhões de dólares. Há muitos apoios que foram entretanto chegando nacionais e internacionais, das sociedades civis, ONGS e empresas privadas, em produtos alimentares, medicamentos, roupas e diversos, imediatamente a seguir aos ciclones de 14 de Março e de 25 de Abril que não estarão aqui “contabilizados” que chegaram por diversas vias, rodoviária, maritima, ferroviária e aérea.

ENQUANTO HÁ VIDA, HÁ ESPERANÇA!

OPINIÃO DE : Augusto Macedo Pinto

PUBLICADO: MAGAZINE INDEPENDENTE, 11 de junho de 2019, Terça-feira, pagina 8.

"TRANSPORTES, COMUNICAÇÕES E METEOROLOGIA DINAMIZANDO O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DO PAÍS", MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE REUNE SEU CONSELHO COORDENADOR NA CIDADE DA BEIRA DE 12 A 14 DE JUNHO. PARABENS!

"Ministério dos Transportes e Comunicações reúne-se em Conselho Coordenador a partir de amanhã na Beira Beira (O Autarca) – O Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) reúne-se a partir de amanhã, quarta-feira (12JUN19) até sexta-feira próxima (14JUN19), na cidade da Beira, em seu último Conselho Coordenador (CC) do presente quinquénio, sob o lema “Transportes, Comunicações e Meteorologia Dinamizando o Desenvolvimento Económico e Social do País”. Segundo apurou O Autarca de fonte do MTC, com vista a melhor responder a expectativa sobre o desempenho do sector no quinquénio prestes a terminar, a reunião da Beira será orientada para o balanço e identificação das linhas estratégicas do Sector para a elaboração do Programa Quinquenal do Governo (2019 – 2024). Durante os três dias da reunião, estão programadas quatro sessões de trabalho especificas que irão fazer uma radiografia sobre o trabalho realizado em todos os ramos de actividade do sector, nomeadamente (i) Transporte Marítimo e Serviços Ferro– portuários; (ii) Transporte Aéreo e Gestão de Infra-estruturas Aéreas; (iii) Transportes Terrestres (público de passageiros e carga), segurança e Intermodalidade; e (iv) Telecomunicações, Serviços PosEng. Carlos Mesquita, Ministro dos Transportes e Comunicações A fonte anunciou que estão previstas, igualmente, informações sobre a Lei de Governação Descentralizada e seu impacto no Sector; Proposta da Lei Portuária; novo Regulamento de Transporte em Automóveis (RTA), Administração do Património do Estado, para além de visitas a diversos empreendimentos do sector na cidade da Beira. Participam no XXXVII Conselho Coordenador dirigentes e quadros do Ministério dos Transportes e Comunicações, representantes dos Institutos e Empresas do Sector, Sindicatos, Associações dos operadores e outros convidados de instituições"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.