SADC projecta construir auto-estrada regional a
partir da cidade portuária da Beira
Beira (O Autarca) – A Comunidade
de Desenvolvimento da África
Austral (SADC), organismo regional
com sede em Gaberone, capital do Botswana,
pretende construir uma autoestrada
trans-africana, denominada
TAH-9 (Trans África High Way number
9), com o objectivo de ligar a costa
ocidental da África Austral, a partir da
cidade portuária da Beira, capital da
província de Sofala, centro de Moçambique,
para dinamizar o comércio na
região.
A informação foi revelada em
Angola pelo director do Corredor do
Lobito, Jesus Martins, que citou um esNavio
atracado no Porto da Beira. Imagem
recente sacada no último domingo Continuado da Pág. 01
tudo em desenvolvimento.
O Porto e o Corredor da Beira
representam uma importante plataforma
logística para os países encravados
da região da África Austral, com destaque
para o Zimbabué, Malawi, Zâmbia,
Botswana e a República Democrá-
tica do Congo (RDC).
A fonte que falava numa cerimónia
pública no seu país, tendo sido
citada no último fim-de-semana pelo
Jornal de Angola, chegou a formular
votos para que o estudo em curso seja
a médio e longo prazos concretizado.
A eventual execução do ambicioso
projecto regional representará
um contributo importante para dinamizar
não somente as actividades do Porto
e do Corredor da Beira, como também
o ambiente de negócio e investimento
na cidade da Beira, o segundo
maior centro económico de Moçambique,
e de toda a região centro do país
cujas quatro províncias beneficiam da
travessia do Rio Zambeze, um dos
principais do continente africano com
uma enormidade de recursos por serem
ainda explorados.
O Porto Marítimo da Beira tem
a vantagem de estar ligado a duas importantes
redes de comunicação terrestre
de dimensões regionais, nomeadamente
(i) as Linhas Férreas de Sena
com potencial de penetração para o
Malawi e daí poder alcançar a RDC através
da Zâmbia; e a Linha de Machipanda
que se estende até ao Zimbabwe
podendo daí ligar Angola através da
través de onde se chega mais rápido
também ao Zimbabwe, Malawi, Zâmbia,
RDC e Angola.
Em termos de redução de distâncias
o Porto Marítimo da Beira leva
uma enormíssima vantagem competitiva
em relação aos restantes principais
portos da região, conforme ilustra o
gráfico a baixo.
Zâmbia e Namibia através do Botswana;
e (ii) as estradas nacionais nº 6 que
liga o Zimbabwe com a facilidade de
conexão com os restantes países da região
sendo os mais próximos a Zâmbia,
Botswana, Angola, Namíbia e Á-
frica do Sul; e a EN4 que parte de Manica
em direcção a Tete, ligando as
fronteiras de Cassacatiza e Zóbue, aZIMABABWE
Harare Bulawayo ZAMBIA Lusaka Kitwe
Beira 559 726 Beira 1054 1370
Durban 1711 1454 Durban 2381 2707
MALAWI Blantyre Lilongwe D.R CONGO Libumbashi
Beira 812 950 Beira 1600
Durban 2323 2678 Durban 2611
Dar Es Salaam 2031 1667 Dar Es Salaam 2290
frica desenvolvem miores volumes de
intercâmbio comercial, tais os casos da
China, Índia, Dubai, Japão, incluindo
alguns estados da Europa Oriental.■
(Texto e Foto Chabane Falume/ Tabela
retirada do site da CdM)
Paralelamente, o Porto Marítimo
da Beira fica também mais próximo
das actuais principais escalas de
mercadorias trans-oceânicas, nomeadamente
os mercados asiáticos com os
quais os países da região Austral de Á-
"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.
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