NOVA FÁBRICA DE AÇO VAI IMPULSIONAR DESENVOLVIMENTO DE TETE
20-09-2016 19:28:47
Tete (Moçambique), 20 Set (AIM) A província central de Tete vai passar a contar com uma nova fabrica de aço, que irá ajudar a impulsionar o desenvolvimento económico daquela região de Moçambique, anunciou hoje o governador provincial, Paulo Auade,
A fábrica, com uma capacidade de produção anual de 500 mil toneladas de vergalhões de aço, será instalada na Zona Franca Industrial de Revúboè, criada recentemente pelo governo.
Localizada na fronteira entre os distritos de Moatize e de Chiúta, a fábrica vai ocupar uma área de cerca de 4.484 hectares. Para o efeito, a empresa Capitol Iron & Steel, Lda, vai investir cerca de 770 milhões de dólares.
Informações da empresa indicam que a produção deverá iniciar em Janeiro de 2020.
O facto foi hoje revelado pelo governador da província de Tete, Paulo Auade, na IV Sessão Ordinária da Assembleia Provincial (AP), um evento de três dias em curso na vila autárquica de Moatize.
De realçar que um dos ganhos da criação da Zona Franca Industrial de Revúboè é a implantação de uma Fábrica de Aço e atracção, em seu redor, de uma série de indústrias de prestação de serviços, disse Auade.
Segundo o governador, a implantação daquela fábrica vai, por seu turno, dar origem a outras actividades tais como a produção de cimento, material rolante, travessas ferroviárias, refinarias de ferro-vanádio, telas mecânicas, betão reforçado, cabos metálicos e, sobretudo, a geração de novos postos de emprego.
Gostaríamos, uma vez mais, de apelar ao empresariado local para explorar esta janela de oportunidade que se abre com a implantação da Zona Franca Industrial de Revúboè, por forma a estabelecer parcerias com o capital estrangeiro e maximizar os ganhos daí resultantes, impulsionado o conteúdo local, disse o governador de Tete.
(AIM)
Fungai Caetano (colaboração)/DT
(AIM)"
FONTE: SAPO MZ
Forças Tete
ResponderEliminar