• Hospital Central de Quelimane poderá estar pronto dentro de dois meses
A ministra da Saúde, Nazira Abdula, disse que o país tem conhecido progressos significativos na redução de disparidades de acesso e resultados de saúde - especialmente nas taxas de mortalidade infantil em menores de 5 anos - entre as cidades e as zonas rurais tradicionalmente desfavorecidas.
A titular da Saúde fez esta afirmação no decorrer da Reunião Nacional sobre Cuidados Primários de Saúde que decorreu de quarta a sexta-feira na cidade de Quelimane, província da Zambézia.
Segundo Nazira Abdula, Cuidados de Saúde Primários é o melhor sistema para alcançar os agregados familiares com cuidados essenciais e acessíveis, e o melhor caminho para a cobertura universal de saúde.
É o ponto de primeiro contacto entre o sistema de saúde e os utentes e assegura que as necessidades de saúde simples recebam cuidados adequado e acessíveis, além de que promovem o uso de medicamentos essenciais e criam um espaço de integração da medicina moderna e medicina tradicional.
“Acima de tudo, dão prioridade à educação em saúde e cuidados preventivos, e a participação individual e da comunidade nos esforços para melhorar a saúde. É por esta razão que o nosso Governo considera a Saúde como uma rota directa para a redução da pobreza e, portanto, um elemento central para o desenvolvimento socioeconómico”, acrescentou.
Assinalou outros ganhos sistémicos que incluem o crescimento assinalável da rede primária, tendo passado de cerca de 450 Centros de Saúde em 1975 para cerca de 1.400 em 2015, bem como a melhoria do rácio Médico por cem mil habitantes que quase duplicou ao passar de 2,6 para 4,9 entre 2005 e 2014.
“O nosso objectivo, na área de saúde neste quinquénio, é expandir o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde, reduzir a mortalidade materna, a morbi-mortalidade por desnutrição crónica, malária, tuberculose, HIV e as doenças não transmissíveis”, disse.
A ministra chamou atenção para a importância da colaboração inter-sectorial para a promoção de cuidados de saúde primários no fortalecimento do Sistema de Saúde moçambicano e cristalizar a colaboração intersectorial para a saúde pública.
Dissertando sobre os progressos que foram alcançados como país no capítulo dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), a governanta disse que estes “não devem ser medidos por médias nacionais, mas sim pela maneira como os serviços de saúde alcançaram as populações vulneráveis”.
HOSPITAL CENTRAL
QUASE PRONTO
Àmargem das actividades da Reuniao Nacional sobre Cuidados de Saúde Primários, a ministra da Saúde, Nazira Abdula, visitou na manhã de sexta-feira as obras do futuro Hospital central de Quelimane, um empreendimento co-financiado pelo Governo da Coreia do Sul. No local foi infiormada que as obras foram executadas em 90 por cento e que o equipamento mobiliário hospitalar já está a ser montado.
A unidade hospitalar tem capacidade para 600 camas e está orçada em cerca de 55 milhões de dólares."
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.
Fico satisfeito com este valioso melhoramento. Parabéns.
ResponderEliminarty
ResponderEliminarAsa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer
ResponderEliminarquantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para
fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o
empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo
entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você
também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com
Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start
up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly
apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our
email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this
email:asaloaninstituteplc@yahoo.com