O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, afirmou que a paz é o factor fundamental para a criação de condições para o empoderamento da mulher moçambicana, em particular, e para criação do bem-estar de toda a sociedade.
Nyusi, que falava na Praça dos Heróis por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, assinalada no dia 7 de Abril, disse que para garantir esta paz é preciso que se ultrapassem todas as dificuldades que impedem o diálogo.
“O diálogo é a única via para ultrapassar diferenças e estas diferenças precisam ser ultrapassadas para que se mantenha o ambiente de paz e possamos ultrapassar todas as barreiras que impedem o livre desenvolvimento das mulheres moçambicanas”, afirmou.
Para o PR, o país não está a atravessar uma tensão político-militar porque todas as instituições político-administrativas do país estão a funcionar normalmente em todo o território nacional.
“Nós temos uma tensão militar que se regista na região centro do país, apenas isso porque o nosso Parlamento, os tribunais, as instituições públicas funcionam”, explicou o Chefe do Estado.
Respondendo a uma pergunta sobre o lema escolhido este ano para celebrar o Dia da Mulher Moçambicana, “Em Paz Aceleremos o Passo Rumo à Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher”, Nyusi disse que a materialização deste desiderato passa pela aceleração do passo para ultrapassar com brevidade todos os factores adversos que perturbam o normal desenvolvimento do país.
Apontou como exemplo a necessidade de se retornar o ambiente de paz em todo o país, a criação de condições para a contínua formação das mulheres, em particular, e de todos os cidadãos, bem como a melhoria no acesso a alguns serviços básicos.
A uma pergunta sobre a criação de condições de assistência à mulher deficiente, o Presidente da República afitrmou que o Governo estava empenhado na criação de escolas especiais para todo o país a fim de permitir que portadores de deficiência tenham acesso facilitado à educação.
Afirmou ainda que o Governo está também a trabalhar para alargar o acesso a água potável a toda a população para permitir que as mulheres, em particular, possam desenvolver suas actividades com normalidade.
“A seca tem vindo a dificultar o acesso à água, portanto, estamos a fazer um esforço para aumentar o caudal de fornecimento de água e o mesmo deve estar mais próximo dos utentes, principalmente dos que têm dificuldades de locomoção”, afirmou Nyusi.
No mesmo local o Vice-Ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, disse que a passagem do Dia da Mulher Moçambicana convida a todos os intervenientes da sociedade a reflectirem sobre o HIV/SIDA, que apresenta maior índice de prevalência nas mulheres.
“Temos ainda elevados índices de prevalência de doenças, particularmente o HIV & SIDA, doença com rosto feminino”, disse Saíde, adiantando que a mulher é também o principal rosto da desnutrição bem como da violência doméstica no país.
Segundo o vice-ministro, a passagem da data comemorativa da mulher moçambicana, que calha com o Dia Internacional da Saúde, tem como principal elemento de reflexão os diferentes tipos de diabetes, que constituem problema de saúde pública, com contornos alarmantes."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE
Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer
ResponderEliminarquantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para
fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o
empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo
entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você
também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com
Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start
up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly
apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our
email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this
email:asaloaninstituteplc@yahoo.com