Fundo Biliográfico de Língua Portuguesa quer colocar uma biblioteca em cada distrito
O Fundo bibliográf ico de Língua Portuguesa – organismo que tem por objectivo divulgar o livro e hábitos de leitura – tem vários projectos na manga, mas todos focados para os distritos. O primeiro objectivo desta instituição é apetrechar uma biblioteca em cada distrito e, inclusive, formar bibliotecários naqueles locais.
Dos 152 distritos, apenas 38 estão devidamente apetrechadas. Nataniel Ngomane, presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, diz que será difícil completar todos os distritos para depois concentrar-se nas escolas. Portanto, está em curso um projecto paralelo, que é das bibliotecas escolares. No primeiro momento, a ideia é apetrechar uma escola em cada zona de influência pedagógica, para que seja uma espécie de escola-mãe (a nível de biblioteca) em relação às escolas que estão a sua volta. A Escola Primária Unidade 10, no bairro de Chamanculo, é a primeira a ser apetrechada na cidade de Maputo. No segundo momento, “vamos ver que escola pode estabelecer uma rede com esta”, acrescenta Ngomane.
A outra escola que já está no circuito é a Secundária Graça Machel, situada em Massingir. Além de colocar uma biblioteca entanto que tal, haverá aquilo que Ngomane chama de biblioteca-caixa. Esta escola terá uma determinada actividade com uma caixa contendo cerca de 100 livros durante o primeiro trimestre. No segundo trimestre a caixa viaja para uma escola próxima e assim o projecto corre por mais escolas.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»"
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário