O MINISTÉRIO da Cultura e Turismo entrega hoje e amanhã equipamento de estúdio de gravação para as casas distritais de cultura de Morrumbala e de Alto-Molócué, na Zambézia.
A iniciativa tem, entre outros objectivos, estimular a produção musical naquele ponto do país e reduzir as distâncias que os músicos percorrem para gravar as suas composições, tornar as casas de cultura centros de atracção turística bem como contribuir para a criação de mais fontes de captação de receita para o seu funcionamento.
De acordo com um comunicado recebido na nossa Redacção, a acção enquadra-se nos objectivos do Plano Quinquenal do Governo e do Plano Estratégico da área da Cultura 2012-2022, na procura de soluções para os desafios que se impõem ao sector.
Segundo a mesma nota, as casas de cultura são um espaço de convivência, de produção e consumo de produtos artístico-culturais. Assim, se impõe ao ministério de tutela o desafio de melhorar cada vez mais os métodos de organização e de funcionamento daqueles espaços culturais.
A entrega daqueles dois estúdios vem à responder aos anseios de alguns músicos daquela província.
Na maioria das vezes, porque não há possibilidade para a gravação, os artistas tem que se deslocar à capital do país para ter acesso aos estúdios, o que tem concorrido para a sua desmotivação."FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário