OS Estados Unidos da América (EUA) estão interessados em incrementar as trocas comerciais com Moçambique.
A garantia foi dada em Maputo pelo Presidente do Conselho de Administração do Export-Import Bank dos Estados Unidos (EXIM Bank), Fred Hochberg, que ontem terminou uma visita de dois dias a Moçambique. Em declarações ao “Notícias”, Hochberg referiu que as relações comerciais entre os dois países estão ainda numa fase embrionária e que a abertura, no ano passado, de serviços comerciais na Embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo, visa dinamizar negócios entre as duas nações.
“Também esteve cá o Secretário dos Transportes dos EUA, que vinha reiterar que precisamos de abrir um outro período nas relações entre Moçambique e os EUA”, disse Fred Hochberg.
De referir que durante a sua visita ao país, a segunda desde que assumiu a presidência do Exim Bank, Fred Hochbergmanteve vários encontros com membros do Governo, incluindo com o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.
Falando a jornalistas após ter sido recebido em audiência pelo governante moçambicano, Fred Hochberg disse ser intenção da sua instituição continuar a financiar projectos em Moçambique.
“Somos a maior instituição de exportação de créditos nos Estados Unidos e queremos avançar na área de negócios, acompanhando e financiando projectos em Moçambique”, disse a fonte.
Segundo ele, o Presidente norte-americano, Barack Obama, está interessado em investir na África Subsahariana, no geral, e em Moçambique, em particular, “tendo igualmente especificado que há necessidade de se trabalhar, cada vez mais, no comércio”.
Fred Hochberg visitou moçambique no âmbito de um périplo que está a efectuar pela região.
Durante os seis anos em que liderou a instituição o Exim Bank contribuiu para a criação de mais de 1,3 milhões de empregos nos EUA e financiou exportações avaliadas em mais de 200 biliões de dólares, gerando mais de 2 biliões de dólares em receita excedente para os contribuintes norte-americanos e reduzindo custos internos em 15 por cento.
Ainda durante o mandato de Hochberg o Banco aumentou o seu foco em clientes, em particular nos exportadores de pequenos negócios dos EUA, e em cada um dos últimos anos, quase 90 por cento das autorizações do Exim Bank apoiaram directamente as pequenas empresas"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário