sábado, 13 de fevereiro de 2016

BEIRA SOFALA MOÇAMBIQUE VAI POSSUIR MÁQUINA DE RAIO X DIGITAL PARA DIAGNÓSTICOS COM PRECISÃO DE DOENÇAS COMO TUBERCULOSE E PNEUMONIA

UMA máquina de raio-X digital para diagnósticos com precisão de várias doenças como tuberculose e pneumonia será instalado ainda este trimestre na cidade da Beira, capital provincial de Sofala.
A iniciativa é da Faculdade de Ciências da Universidade Católica de Moçambique (UCM), com apoio do Japão, e será implementada no Centro de Saúde São Lucas para melhorar a prestação de serviços de Saúde à população daquela urbe.
O contrato para a concessão dos cerca de 82 mil dólares norte-americanos necessários para a aquisição e instalação da máquina foi assinado ontem entre o reitor da UCM, Alberto Ferreira, e o embaixador do Japão em Maputo, Akira Mizutani.
Na ocasião o reitor da UCM explicou que a instalação da máquina de raio-X vai contribuir para um diagnóstico mais preciso, pois o sistema digital apresenta resultados rápidos e eficientes para investigação de órgãos e estruturas nos ossos e do corpo humano, aproximando à realidade da enfermidade nos casos de doenças endémicas tais como tuberculose e pneumonia.
“Essa máquina vai completar os equipamentos usado para a formação de médicos e outro pessoal de Saúde que vai contribuir para o atendimento aos pacientes que procuram serviços de Saúde naquela cidade e noutras partes do país”, afirmou Ferreira.
Acrescentou que está não é a primeira colaboração com o Governo japonês, através da Agência Japonesa para a Cooperação Internacional (JICA), e espera que essa parceria se alargue para a formação de quadros e transferência de professores.
Sobre a escolha do Centro de Saúde São Lucas para a instalação daquele equipamento, o reitor esclareceu que se deveu ao facto de ser uma unidade que está sob gestão da Faculdade de Ciências de Saúde da UCM em parceria com a Direcção Provincial de Saúde de Sofala.
Por sua vez, o embaixador do Japão, Akira Mizutani, afirmou que a doação dos fundos para a aquisição desta máquina de raio-X faz parte das acções do Governo japonês de ajudar organizações sem fins lucrativos tais como ONG’s, escolas públicas e privadas e governos locais a implementar projectos comunitários que beneficiem as comunidades locais.
“Nós já temos aprovado os financiamentos para quatro projectos, e esta máquina de raio-X para Beira faz parte deste plano. A ideia é melhorar a qualidade e a acessibilidade dos serviços de Saúde básica em Sofala”, acrescentou o diplomata.
Instalada há mais de duas décadas, a Universidade Católica de Moçambique já formou oito gerações de médicos e 80 por cento dos médicos afectos na província de Sofala foram formados naquela instituição privada de Ensino Superior. Actualmente a UCM possui um colectivo de 20 mil estudantes, doze mil dos quais estão a fazer o ensino à distância."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário