Governo prevê investir 310 milhões de meticais no aumento da produção pecuária
Para minimizar défice de consumo
O executivo irá levar a cabo uma serie de acções, nos próximos cinco anos, para aumentar a produção pecuária e minimizar a dependência de importações.
Segundo o Programa de Intensificação da Produção Pecuária (PIPEC) 2015-2019, o grau de dependência do consumo nacional em relação às importações situa-se nos 28% para carne bovina, 7% para a carne de pequenos ruminantes, 24% para o frango e 27% para o ovo de consumo. O grau mais elevado da dependência de importações está no leite e seus derivados.
O orçamento para a materialização das diversas acções de intervenção ao longo do quinquénio é de 310 milhões de meticais, dos quais cerca de 100 milhões são para actividades a ser desenvolvidas directamente pelos serviços públicos como treinamento, organização de criadores, melhoramento do gado, centros modelos de transferência de tecnologia e estabelecimento de serviços de assistência de veterinária, e os restantes 210 milhões de vem ser colocados como crédito a ser financiado a criadores que aderirem aos programas de intensificação e aos projectos cooperativos que visem melhorar o processamento e a qualidade do produtos de origem animal no mercado, assegurando a competitividade.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País» "
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário