QUATROCENTAS e cinquenta crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade da localidade de Murrupelene, no distrito de Nacala-Porto, em Nampula, vão receber assistência como resultado da Gala Beneficiente da Televisão de Moçambique, que se realiza pela primeira vez fora de uma capital provincial.
O evento, que já vai na 11.ª edição, terá lugar a 27 de Novembro corrente, devendo os fundos angariados ser aplicados na construção de um posto de saúde, uma escola, um infantário, além de financiar projectos de auto sustentabilidade para beneficiar as crianças daquela localidade.
Em conversa com o “Notícias”, a directora comercial da TVM, Yolanda Carla Monjane, explicou que a escolha dessas infra-estruturas foi feita pelas crianças beneficiárias para fazer face à distância que percorrem para aceder a alguns destes serviços.
“Nós trabalhamos em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama e a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM). Foi esta última instituição que, num trabalho prévio em Murrupelene, apurou quais eram as principais necessidades das crianças”, explicou.
Para além da construção destas infra-estruturas, a gala vai disponibilizar outro tipo de apoios como géneros alimentícios não perecíveis, material e equipamento escolar, vestuário para as crianças em situação de vulnerabilidade.
Com a assistência às 450 crianças de Murrupelene, em Nacala-Porto, sobe para mais de mil e quinhentos beneficiários da Gala Beneficiente em todo o país.
Yolanda Carla Monjane disse que neste momento estão a ser finalizados os preparativos para a realização deste grande evento e convidou a toda a sociedade moçambicana a dar o seu apoio para melhorar a situação das crianças carenciadas.
Explicou ainda que a escolha de Nacala-Porto para a realização Gala Beneficente pesou o facto de os empresários desta cidade terem manifestado o seu interesse em acolher a 11.ª edição, durante a última gala na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, no ano 2014.
“Os empresários de Nacala-Porto estão dispostos a contribuir para o sucesso da décima primeira edição da Gala Beneficiente da TVM, e tal como nas ocasiões anteriores esperamos a participação de empresários de outras partes do país”, afirmou Monjane, acrescentando que esta iniciativa de responsabilidade social da TVM iniciou no ano 2005. As primeiras três edições realizaram-se na cidade de Maputo e os apoios eram bastante exíguos e se limitavam a bens alimentícios, vestuário e material escolar.
“A partir de 2010, na gala realizada no Niassa, juntámos algum dinheiro que serviu para organizar cursos de formação para 70 beneficiários. Na edição seguinte angariámos dinheiro suficiente para construir 20 casas entregues às crianças órfãs”, contou a directora comercial da TVM.
Segundo disse, a cada ano que passa os resultados da gala começam a ser visíveis e com cada vez mais crianças a beneficiarem desta iniciativa que já é uma marca da televisão, por isso o lema “Juntos fazemos sorrir Moçambique”.
A 11.ª edição da Gala Beneficiente da TVM contará com a presença da primeira-dama, Isaura Nyusi, quadros seniores da TVM e da CVM, empresários e demais membros da sociedade moçambicana."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário