Preço de algodão sobe de 10 para 13 meticais em 2016
Depois do preço do algodão caroço conhecer maus momentos na campanha agrícola 2014/2015 - quando o quilograma do produto de primeira custava 10.25 meticais e a mesma quantidade, mas de segunda classe, custava nove meticais - para a campanha 2015/2016, o cenário poderá ser histórico, quando o preço atingir 13 meticais por cada quilograma.
O preço foi fixado na reunião anual do algodão, decorrida na cidade de Quelimane, pela associação algodoeira, pelo Fórum dos Produtores do Algodão, administradores distritais e outros intervenientes. O preço é considerado histórico, pelo facto de nunca antes ter sido aplicado.
O presidente da Associação Algodoeira de Moçambique, Francisco Ferreira dos Santos, explica que a depreciação do metical favorece aos produtores no quadro da comercialização, tendo em conta que o mesmo é comercializado no mercado internacional onde o pagamento de valores é feito em dólares.
Francisco Ferreira dos Santos explicou que com o metical mais desvalorizado, os produtores do algodão conseguem ser mais competitivos. Este facto não acontece apenas em Moçambique mas em todo o mundo, sobre tudo nas economias emergentes, onde o dólar está a fortalecer-se na sequência da desvalorização da moeda.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»"
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário