"
Primeiro-ministro defende maior investimento no turismo
17 de Agosto de 2015, 14:27
O primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, defendeu hoje em Maputo maior investimento no turismo em Moçambique, realçando a ambição de tornar o país numa referência no sector.
"Para que o país se torne uma referência no mercado do turismo, temos de continuar a realizar investimento ao nível nacional e maximizar os ganhos nas plataformas já existentes", disse Carlos Agostinho do Rosário, falando durante a IV Reunião Nacional do Turismo, organizado hoje em Maputo pelo Ministério da Cultura e Turismo.
De acordo com Carlos Agostinho do Rosário, o país precisa de aproveitar a sua localização estratégica, com acesso directo ao oceano índico, incentivando as iniciativas que visam promover e valorizar o seu potencial turístico, apontando, a título de exemplo, a Feira Internacional de Maputo (Facim), que decorre entre 31 de Agostos e 06 de Setembro, como uma montra para os turistas.
"É ainda necessário que seja estimulado o desenvolvimento do turismo doméstico, como um factor de estabilidade na geração de emprego e no crescimento económico", salientou o primeiro-ministro moçambicano.
Carlos Agostinho do Rosário sublinhou ainda que o desenvolvimento do turismo em Moçambique deve estar em consonância com os interesses das comunidades, como forma de criar mais oportunidades de emprego.
"A promoção do desenvolvimento integrado das áreas de potencial turístico vai atrair mais investimento estrangeiro e beneficiar as populações", acrescentou.
Por seu turno, o ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, apontou o turismo como um meio alternativo para o desenvolvimento de Moçambique, num momento em que as expectativas estão centradas na indústria extractiva, destacando a necessidade de o país diversificar a sua base económica, como forma de aproveitar todo o seu potencial.
"O turismo continua a ser uma alternativa importante para a diversificação económica do país, oferecendo excelentes oportunidades para a criação de empregos", disse Silva Dunduro.
Lusa"
FONTE: SAPO MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário