segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ANTÓNIO FERNANDO, MESTRE EM GESTÃO FINANCEIRA E ENGENHEIRO, ANTIGO MINISTRO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOÇAMBIQUE, CONSELHEIRO PARA ÁFRIICA NO BANCO MUNDIAL EM WASHINGTON, LANÇA LIVRO A 6 DE AGOSTO, PELAS 17H00M, NO INDY VILLAGE MAPUTO SOBRE O TEMA "MADE IN MOZAMBIQUE"

O antigo ministro da Indústria e Comércio António Fernando lança na quinta-feira, 6 de Agosto, o livro “Made in Mozambique: A Marca do Orgulho Moçambicano”, sobre a campanha de valorização da produção, consumo e exportação de produtos nacionais que levou a cabo entre 2005 e 2010.
A obra pretende trazer a público a génese, motivações e frutos da campanha “Made in Mozambique” naquele quinquénio, em que, ocupando o cargo de ministro da Indústria e Comércio, o seu autor ficou conhecido como acérrimo defensor da promoção do orgulho do que é moçambicano.
Ao chegar ao ministério António Fernando preocupou-se logo com a questão da valorização da produção nacional, ao ponto de ainda nos primeiros meses de mandato, em Maio de 2005, ter incluído num discurso que proferiu na Assembleia da República a expressão “Made in Mozambique”. Em Janeiro de 2006 esta simples frase foi apresentada publicamente como uma marca, que seria por sua vez três anos depois registada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Ao longo do seu tempo de ministro da Indústria e Comércio António Fernando dispensou especial atenção à iniciativa, desdobrando-se com a sua equipa em várias campanhas de educação e de sensibilização da sociedade moçambicana sobre a necessidade de dar primazia à produção, ao consumo e à exportação do que é nosso, do “Made in Mozambique”. É neste contexto que muitas empresas foram certificadas e com isso ganharam o direito e o privilégio de ostentarem a marca, que oferecia vantagens múltiplas.
Cerca de cinco anos depois de cessar funções como ministro da Indústria e Comércio, António Fernando partilha com os moçambicanos através de “Made in Mozambique: a marca do orgulho moçambicano”, o legado que deixou, dando a conhecer os contornos de uma iniciativa a todos os títulos útil para a valorização da produção, do consumo e da exportação nacionais.
O livro, com um total de 439 páginas, é editado pela Índico e traz, para além das ideias e do trabalho do autor no âmbito do “Made in Mozambique”, depoimentos de vários compatriotas, de diversas áreas, sobre a interacção que com ele tiveram ao longo do percurso que foi a concepção e materialização da iniciativa.
António Fernando, licenciado em engenharia mecânica pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e mestre em gestão financeira pela Universidade de Londres, é actualmente conselheiro de um dos directores executivos para África do Banco Mundial, em Washington."
FONTE JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

1 comentário:

  1. Made in Mozambique: marca mocambicana que orgulha a nacao..., parabens ao autor.

    Espereanca que a mesma obra traga uma axiologia do saber fazer algo mocambicano que possa identificar o pais.

    ResponderEliminar