"Obras na linha do Sena concluídas no 1º trimestre de 2015
As obras de reforço da capacidade da linha de caminho-de-ferro do Sena de 6,5 milhões para 20 milhões de toneladas/ano encontram-se na fase de conclusão, disse o director da Brigada de Reconstrução da Linha de Sena (BRLS), Elias Xai-Xai.
A empreitada, orçada em cerca de 163 milhões de euros, está em curso desde Junho de 2013 e deverá ficar concluída no decurso do primeiro trimestre de 2015, abrangendo as obras a extensão total da linha, 575 quilómetros, entre a vila carbonífera de Moatize, província de Tete e o porto da Beira, província de Sofala.
Elias Xai-Xai disse ao matutino Notícias, de Maputo, que nas estações de Sena, Magagade, Caia, Inhamitanga e Mazamba, em Sofala, foram concluídos trabalhos de ampliação das linhas de cruzamento de 750 para 1500 metros de comprimento, incluindo a montagem das vias nas restantes 20 das 31 estações existentes ao longo da linha férrea.
As obras em curso incluíram a colocação de balastro, recuperação das mais de 300 pontes, pontões e aquedutos, sobretudo no Baixo Zambeze, com destaque especial para a restauração física da famosa ponte Dona Ana, que liga as margens do Zambeze entre Sena, em Caia, e Mutarara, numa extensão total de aproximadamente 5 quilómetros.
Fundada em 1914 pela então companhia britânica Trans-Zambezi Railways (TZR), que inclui o ramal Inhamitanga/Marromeu, com 82 quilómetros, a linha de Sena conhece um tráfego intenso, com a movimentação de uma média diária até 21 comboios, dos quais 17 carregados de carvão mineral, sendo os de passageiros semanais.
(RM/Macauhub)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.
Elias Xai-Xai disse ao matutino Notícias, de Maputo, que nas estações de Sena, Magagade, Caia, Inhamitanga e Mazamba, em Sofala, foram concluídos trabalhos de ampliação das linhas de cruzamento de 750 para 1500 metros de comprimento, incluindo a montagem das vias nas restantes 20 das 31 estações existentes ao longo da linha férrea.
As obras em curso incluíram a colocação de balastro, recuperação das mais de 300 pontes, pontões e aquedutos, sobretudo no Baixo Zambeze, com destaque especial para a restauração física da famosa ponte Dona Ana, que liga as margens do Zambeze entre Sena, em Caia, e Mutarara, numa extensão total de aproximadamente 5 quilómetros.
Fundada em 1914 pela então companhia britânica Trans-Zambezi Railways (TZR), que inclui o ramal Inhamitanga/Marromeu, com 82 quilómetros, a linha de Sena conhece um tráfego intenso, com a movimentação de uma média diária até 21 comboios, dos quais 17 carregados de carvão mineral, sendo os de passageiros semanais.
(RM/Macauhub)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.
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