A minha antevisão HÁ MAIS DE 9 ANOS ATRÁS SOBRE NACALA, COMO TUDO SE VAI CONCRETIZANDO, FICO MUITO FELIZ!
Nacala - Plataforma Logística
A Província de Nampula, em
Moçambique, tem condições infra-estruturais únicas em África a partir de Nacala
e de forma integrada, bastando para isso associar os meios de transporte de
mercadorias: aéreo marítimo rodoviário e ferroviário. Isto é, ser um centro de
distribuição de mercadorias para África e resto Mundo (Moçambique, como é
sabido, faz a nível do continente, fronteira com seis países Tanzânia, Malawi,
Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia e África do Sul).
Não podemos esquecer, a já tradicional experiência de trânsito de mercadorias de Moçambique para países com que faz fronteira. Esta Província é a mais densamente povoada de Moçambique a seguir a Maputo onde também se localiza a capital.
Nacala com posição estratégica e acessibilidade ímpares, ao dispor deste potencial para oferta de urna gama diversificada de serviços no âmbito do transporte internacional de mercadorias e actividades complementares permite ao potencial investidor perspectivar o presente e o futuro neste domínio, Pelo que, afigura-se-me, ficarmos apenas pela denominação Corredor de Nacala, seria demasiado restritiva para a sua dimensão e especificidade.
Reconhece o referido Governo que o
desenvolvimento rápido dos transportes e comunicações, passa também através de
urna actualização da legislação, adaptando-a ás mudanças e exigências que
ocorrem, tornando tal legislação mais abrangente e dinâmica.
No entanto, parece-nos que
necessário se tornará, um levantamento do estado das intra-estruturas
actualmente existentes e naquilo que se relacionem com os modos de transporte
aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário. Junto do Governo da Província de
Nampula, do Ministério dos Transportes e Comunicações, do Ministério das
Finanças, Ministério do Desenvolvimento e Planificação do CPI -Centro de
Promoção o Investimentos e do IPEX - Instituto Para A Promoção Das Exportações,
entre outras entidades, deverão ser estabelecidos avisados e prévios contactos
para o efeito.
E como se movimentarão as
mercadorias em trânsito, as mercadorias em zona
ranca, as mercadorias SADC e as
mercadorias nacionais?
O que esperam
encontrar os operadores económicos internacionais a partir de
NACALA?
Augusto Macedo Pinto, Publicado no Jornal EXPRESSO,
edição ÁFRICA, 17 de Agosto de 2005 e Jornal VERTICAL em Agosto 2005.
Nacala - Plataforma Logística
Internacional
Não podemos esquecer, a já tradicional experiência de trânsito de mercadorias de Moçambique para países com que faz fronteira. Esta Província é a mais densamente povoada de Moçambique a seguir a Maputo onde também se localiza a capital.
Nacala com posição estratégica e acessibilidade ímpares, ao dispor deste potencial para oferta de urna gama diversificada de serviços no âmbito do transporte internacional de mercadorias e actividades complementares permite ao potencial investidor perspectivar o presente e o futuro neste domínio, Pelo que, afigura-se-me, ficarmos apenas pela denominação Corredor de Nacala, seria demasiado restritiva para a sua dimensão e especificidade.
Quanto ao local que em nosso
entendimento se deveria incrementar o desenvolvimento da PLATAFORMA LOGÍSTICA INTERNACIONAL EM ÁFRICA
MOÇAMBIQUE - NACALA, o Governo
de Moçambique no âmbito dos transportes marítimos, prevê promover a melhoria
dos serviços de cabotagem e desenvolvimento da competitividade dos portos moçambicanos,
obviamente aqui se incluiu o porto da Nacala, este sem limite de calado no seu
acesso. No domínio do transporte rodoviário constitui sua prioridade a
implantação de um terminal em Nampula, no ferroviário o prosseguimento da
concessão do porto e da linha férrea de Nacala e finalmente no aéreo concluir o
Seu estudo de viabilidade para a concessão do aeroporto de Nacala.
Operação eficaz,
de qualidade, segura e de baixo custo no mercado internacional (sendo a divisa:
qualidade, fiabilidade e eficiência)?
Sem comentários:
Enviar um comentário