"Passos em Maputo para assegurar vaga da REN na “Espinha Dorsal”
Pedro Passos Coelho, está desde ontem na capital do país
O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, está desde ontem na capital do país para cumprir com uma agenda cheia: a cimeira que começa hoje e que vai reforçar as relações económicas com Moçambique e 16 acordos de vários domínios.
Mas o maior interesse de Portugal é, provavelmente, desfazer-se dos 7.5% que a empresa pública Rede Energética Nacional (REN) detém na Hiroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e assegurar espaço para a participação daquela empresa em projectos energéticos de grande envergadura e em carteira no país.
Um destes projectos é a linha de transmissão que vai partir da província de Tete até às províncias do Sul do país, também denominado “Projecto CESUL” (por ligar o Centro e o Sul do país) ou “Espinha Dorsal”, avaliado em 2.4 mil milhões de dólares e com um extensão de até 1 400 quilómetros.
Aliás, ficou estabelecido, em 2012 – aquando da transmissão dos 7.5% da HCB à REN – que uma das condições para a participação da empresa portuguesa na “Espinha Dorsal” seria a alienação da sua participação à EDM ou qualquer sociedade nacional na qual a EDM exerça influência dominante.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»"
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário