"Baía de Nacala: Obras do terminal portuário a bom rítmo
O terminal portuário multiuso em construção na baía de Nacala, província de Nampula, entra em funcionamento este ano. O empreendimento, orçado em cerca de mil milhões de dólares norte-americanos, terá capacidade para armazenar 1450 milhão de toneladas do carvão da bacia carbonífera de Moatize, em Tete.Neste momento estão a ser criadas condições logísticas, procedimentos que vão concorrer para que Moçambique se torne uma referência internacional no ramo dos recursos naturais.O nível de execução da empreitada que emprega neste momento um total de 4348 operários afectos em vários sectores, incluindo trabalhadores da área burocrática, situa-se em 42 por cento, segundo escreve o jornal Notícias.A mão-de-obra vai chegar aos cinco mil trabalhadores nos próximos tempos, medida que visa imprimir celeridade nos trabalhos para garantir o cumprimento dos prazos.
Neste momento as obras estão focalizadas na construção do virador de vagões por uma empresa chinesa de reconhecida capacidade a nível internacional. Já está também em construção o pontão que vai assegurar a acostagem de navios de grande calado com capacidade de carga de mais de 200 mil toneladas.A Vale Moçambique opera a mina de Moatize desde 2011 com uma capacidade de produção de 11 milhões de toneladas por ano que se espera venha a atingir o dobro do volume actual, pois decorrem a bom ritmo as obras de expansão do empreendimento.
Para garantir uma alternativa logística, a Vale Moçambique concebeu um sistema ferroviário com um total de 912 quilómetros de extensão, dos quais 684 quilómetros em processo de reabilitação e os restantes em fase de construção.O Ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, disse, recentemente, ter ficado impressionado com o nível de trabalhos no terminal multiuso de Nacala-a-Velha que, segundo ele, espelha o compromisso do Governo de avançar na componente de infra-estruturação.“Estamos a ser uma referência a nível internacional no contexto de infra-estruturas de transporte por terra e mar de mercadorias e nos próximos dias vamos observar questões ligadas ao padrão de gestão e eficiência dessas infra-estruturas”, disse Gabriel Muthisse."
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.
Neste momento as obras estão focalizadas na construção do virador de vagões por uma empresa chinesa de reconhecida capacidade a nível internacional. Já está também em construção o pontão que vai assegurar a acostagem de navios de grande calado com capacidade de carga de mais de 200 mil toneladas.A Vale Moçambique opera a mina de Moatize desde 2011 com uma capacidade de produção de 11 milhões de toneladas por ano que se espera venha a atingir o dobro do volume actual, pois decorrem a bom ritmo as obras de expansão do empreendimento.
Para garantir uma alternativa logística, a Vale Moçambique concebeu um sistema ferroviário com um total de 912 quilómetros de extensão, dos quais 684 quilómetros em processo de reabilitação e os restantes em fase de construção.O Ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, disse, recentemente, ter ficado impressionado com o nível de trabalhos no terminal multiuso de Nacala-a-Velha que, segundo ele, espelha o compromisso do Governo de avançar na componente de infra-estruturação.“Estamos a ser uma referência a nível internacional no contexto de infra-estruturas de transporte por terra e mar de mercadorias e nos próximos dias vamos observar questões ligadas ao padrão de gestão e eficiência dessas infra-estruturas”, disse Gabriel Muthisse."
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.
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