domingo, 6 de outubro de 2013

VOZES DA TERRA CERAMISTAS MOÇAMBICANOS REINATA SADIMBA E MAPFARA INAUGURAM EXPOSIÇÃO

"06 Outubro de 2013 | 11h31 - Atualizado em 06 Outubro de 2013 | 11h52

Ceramistas moçambicanos usam barro para mostrar relações amorosas

A mais prestigiada ceramista moçambicana, Reinata Sadimba e o artista contemporâneo Mapfara inauguraram esta semana a exposição "Vozes da terra", num encontro de gerações sobre as vivências e "relações amorosas".



Vita parcial da cidade de Maputo
Foto: Angop
Maputo - A mais prestigiada ceramista moçambicana, Reinata Sadimba e o artista contemporâneo Mapfara inauguraram esta semana a exposição "Vozes da terra", num encontro de gerações sobre as vivências e "relações amorosas".
Reinata Sadimba e Mapfara (nome artístico de António Horácio Sito) representam duas correntes de gerações de artistas moçambicanos, que usam o mesmo material nas suas esculturas: o barro, inspirado na cultura makonde.
Na exposição "Vozes da terra", Reinata Sidimba mostra as suas vivências, em obras singulares da cultura tradicional makonde, enquanto Mapfara, um autodidata, exibe o que considera "a relação entre as espécies e o ser humano em volta das relações" amorosas.
"Basicamente, trabalho no erotismo. Tenho observado algumas atitudes nas quais algumas pessoas têm materializado o sexo. Tento mostrar várias facetas que englobam no conceito de convivência do homem e mulher", disse o artista contemporâneo, em declarações à Lusa.
  Até ao dia 01 de Novembro 32 peças de barros produzidas por ambos os ceramistas serão exibidas no Centro Cultural Franco Moçambique, na capital moçambicana, Maputo.
  Do universo das obras expostas, 17 são da autoria de Mapfara, pintor de louça fina de barro com exposições a nível internacional e que desenvolve um estilo e técnicas próprias influenciadas na cerâmica moderna e tradicional moçambicana.
"Eu sou muito contemporâneo, enquanto a Renata trabalha com aquilo que é a sua raiz. É mais natural e nisso realmente há uma ligeira diferença", disse à Lusa o artista, cuja carreira iniciou em 1999."FONTE NEWS BRIEF E ANGOP

Sem comentários:

Enviar um comentário