Governo e BAD assinam acordo para financiar Terminal Passageiros do ADP 25 Junho 2013
O Governo e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinam esta terça-feira, 25, um contrato de financiamento no valor de 32 milhões de euros (cerca de 3,2 milhões de contos) para a construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.
A expectativa é que o concurso para executar a obra seja lançado ainda este ano para que esta possa arrancar efectivamente em inícios de 2014. As negociações entre o Governo e o BAD vinham desde finais de 2011. Na altura, já se falava na expansão e modernização do ADP, excluindo no entanto um possível prolongamento da pista que impede a aterragem de aviões de grande porte.Nessa altura, o executivo de José Maria Neves rubricou um contrato com a empresa tunisina Studi Internacional, que elaborou o projecto para expandir e modernizar a infra-estrutura, no valor de 60 mil contos.O contrato previa a construção de um novo terminal de passageiros, o alargamento do terminal de carga e da placa de estacionamento dos aviões e a demolição e construção da caserna de bombeiros. O projecto foi financiado em 53,6% pelo BAD e os restantes 46,4% foram assegurados pelo Governo.
O Aeroporto da Praia foi inaugurado a 23 de Outubro de 2005. Possui uma pista com 2.100 metros, que lhe permite receber aviões de médio porte do tipo Airbus 310-300 e Boeing 737 e 757, para além dos ATR-500 que constituem a frota com que a TACV opera nas ligações inter-ilhas e com a África Ocidental.É o aeroporto central dos voos comerciais de e para Cabo Verde, partindo dali ligações a vários países nomeadamente Las Palmas (Canárias/Espanha), Lisboa (Portugal), Paris (França), Amesterdão (Holanda), Fortaleza (Brasil), Boston (Estados Unidos), Luanda (Angola) e outros. É ainda a base da TACV que opera a partir da Praia a sua frota de aviões nos voos internos e regionais" FONTE JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.