"O Presidente deve visitar Bogotá em abril, no arranque da Feira do Livro na capital colombiana. AICEP já está a convidar empresas
Cavaco leva empresários à descoberta da Colômbia
Cavaco e o presidente colombiano, Santos
Natacha Cardoso
Natacha Cardoso
O Presidente Cavaco Silva está a estudar uma visita à Colômbia, em abril, de forma a coincidir com a Feira do Livro de Bogotá, em que Portugal será, este ano, o país-tema. Embora a Presidência não adiante pormenores sobre a visita, sublinhando que "não passa, neste momento, de uma possibilidade", a AICEP foi já encarregada, como é habitual nestes casos, de iniciar o processo de levantamento das empresas interessadas em se fazerem representar. E tudo indica que esta será uma megacomitiva com os principais empresários nacionais.Prébuild vai construir hotel de luxo na Colômbia. Veja aqui
O convite foi endereçado a Cavaco Silva diretamente pelo chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, durante a sua visita a Portugal em novembro. A Feira do Livro de Bogotá, o segundo maior evento do género na América Latina, decorre de 17 de abril a 2 de maio e Portugal far-se-á representar com um pavilhão de vários milhares de metros quadrados, para o qual a Direção-Geral do Livro e da Biblioteca endereçou já vários convites, embora não haja ainda nomes confirmados.
Com 49 milhões de habitantes e um crescimento médio anual da ordem de 5% na última década, a economia colombiana atrai cada vez mais o interesse das empresas portuguesas. A presença em grande na Feira do Livro é vista como uma oportunidade de ouro para divulgar Portugal no mercado colombiano e fazer passar uma imagem de modernidade do país. Do lado colombiano, destaca-se o interesse de Germán Efromovich na TAP, tendo sido o único candidato a formalizar uma proposta de compra da companhia aérea portuguesa. Apesar de chumbado o negócio, o empresário já afirmou que continua interessado na companhia aérea portuguesa e vai mesmo apresentar nova proposta (embora noutros moldes) quando o governo voltar à privatização da TAP - o que vai acontecer antes do verão.
Do lado português, Jerónimo Martins, Prébuild, Mota-Engil, Sonae Sierra, Vista Alegre e Vivafit são algumas das empresas a apostarem na Colômbia, o terceiro maior país da América Latina e a quarta maior economia da região. Isto sem falar no grupo Pestana, que inaugurou em 2012 o primeiro hotel em Bogotá, ou na Jerónimo Martins, que vai abrir 150 lojas no país até 2015.
Luís Araújo, administrador do grupo Pestana para a América Latina, diz que o hotel se tem revelado "uma ótima surpresa, com resultados melhores a cada mês". O grupo está atento a novas oportunidades em Bogotá, mas também noutras cidades, nomeadamente nos hotéis de praia.
Presente na Colômbia desde junho de 2010, onde criou a Sierra central em parceria com uma empresa local para prestar serviços na área dos centros comerciais, a Sonae Sierra prepara agora o desenvolvimento de shoppings próprios e diz ter perspetivas para "anunciar um investimento neste mercado em 2013". Além da "crescente estabilização política", o porta-voz da empresa destaca o "grande potencial de crescimento" nos centros comerciais, dado que "a área bruta locável por habitante é relativamente baixa" - menos de 40 m2 por mil habitantes, contra 251 m2 em Portugal.
Também a Vista Alegre Atlantis pretende reforçar a sua presença na Colômbia, estando ainda a decidir se avança com o parceiro local ou se abre lojas próprias. "Existe um segmento de alto rendimento que valoriza muito os artigos de mesa e decoração europeus de qualidade. Cabe-nos antecipar essa tendência cada vez mais forte", diz Nuno Barra, diretor de marketing, salientando que "ainda não há datas porque está tudo em discussão e análise".
Em negociação com dois possíveis parceiros locais está a Vivafit, pioneira em Portugal no conceito de ginásios só para mulheres. O CEO Pedro Ruiz assume que o objetivo é abrir 100 lojas na Colômbia, em dez anos. "É um mercado excelente para o fitness feminino", diz, sublinhando que "as mulheres dão muita importância à forma física" e o mercado de health clubs "está bastante desenvolvido no país, mas os preços são mais altos do que os praticados em Portugal, com custos de pessoal, sociais e impostos muito inferiores".
A Alert, especializada em soluções de software para a saúde, espera "ver concretizadas em 2013 algumas oportunidades" no país. Paulo César Guimarães destaca o "profissionalismo das pessoas e a qualidade das instalações" no país que diz ser "uma estrela na América Latina".
A atestar o interesse crescente pelo país - somos 52.o no ranking de fornecedores e 32.o no de clientes - está a recém-criada Câmara do Comércio e Indústria Luso-Colombiana, que em oito meses já tem mais de 60 associados. Rosário Marques, diretora executiva, lembra as potencialidades "imensas" do mercado na construção, desenvolvimento de infraestruturas, tecnologias de informação e comunicação e a apetência para o investimento estrangeiro em parceria com empresas locais.
O convite foi endereçado a Cavaco Silva diretamente pelo chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, durante a sua visita a Portugal em novembro. A Feira do Livro de Bogotá, o segundo maior evento do género na América Latina, decorre de 17 de abril a 2 de maio e Portugal far-se-á representar com um pavilhão de vários milhares de metros quadrados, para o qual a Direção-Geral do Livro e da Biblioteca endereçou já vários convites, embora não haja ainda nomes confirmados.
Com 49 milhões de habitantes e um crescimento médio anual da ordem de 5% na última década, a economia colombiana atrai cada vez mais o interesse das empresas portuguesas. A presença em grande na Feira do Livro é vista como uma oportunidade de ouro para divulgar Portugal no mercado colombiano e fazer passar uma imagem de modernidade do país. Do lado colombiano, destaca-se o interesse de Germán Efromovich na TAP, tendo sido o único candidato a formalizar uma proposta de compra da companhia aérea portuguesa. Apesar de chumbado o negócio, o empresário já afirmou que continua interessado na companhia aérea portuguesa e vai mesmo apresentar nova proposta (embora noutros moldes) quando o governo voltar à privatização da TAP - o que vai acontecer antes do verão.
Do lado português, Jerónimo Martins, Prébuild, Mota-Engil, Sonae Sierra, Vista Alegre e Vivafit são algumas das empresas a apostarem na Colômbia, o terceiro maior país da América Latina e a quarta maior economia da região. Isto sem falar no grupo Pestana, que inaugurou em 2012 o primeiro hotel em Bogotá, ou na Jerónimo Martins, que vai abrir 150 lojas no país até 2015.
Luís Araújo, administrador do grupo Pestana para a América Latina, diz que o hotel se tem revelado "uma ótima surpresa, com resultados melhores a cada mês". O grupo está atento a novas oportunidades em Bogotá, mas também noutras cidades, nomeadamente nos hotéis de praia.
Presente na Colômbia desde junho de 2010, onde criou a Sierra central em parceria com uma empresa local para prestar serviços na área dos centros comerciais, a Sonae Sierra prepara agora o desenvolvimento de shoppings próprios e diz ter perspetivas para "anunciar um investimento neste mercado em 2013". Além da "crescente estabilização política", o porta-voz da empresa destaca o "grande potencial de crescimento" nos centros comerciais, dado que "a área bruta locável por habitante é relativamente baixa" - menos de 40 m2 por mil habitantes, contra 251 m2 em Portugal.
Também a Vista Alegre Atlantis pretende reforçar a sua presença na Colômbia, estando ainda a decidir se avança com o parceiro local ou se abre lojas próprias. "Existe um segmento de alto rendimento que valoriza muito os artigos de mesa e decoração europeus de qualidade. Cabe-nos antecipar essa tendência cada vez mais forte", diz Nuno Barra, diretor de marketing, salientando que "ainda não há datas porque está tudo em discussão e análise".
Em negociação com dois possíveis parceiros locais está a Vivafit, pioneira em Portugal no conceito de ginásios só para mulheres. O CEO Pedro Ruiz assume que o objetivo é abrir 100 lojas na Colômbia, em dez anos. "É um mercado excelente para o fitness feminino", diz, sublinhando que "as mulheres dão muita importância à forma física" e o mercado de health clubs "está bastante desenvolvido no país, mas os preços são mais altos do que os praticados em Portugal, com custos de pessoal, sociais e impostos muito inferiores".
A Alert, especializada em soluções de software para a saúde, espera "ver concretizadas em 2013 algumas oportunidades" no país. Paulo César Guimarães destaca o "profissionalismo das pessoas e a qualidade das instalações" no país que diz ser "uma estrela na América Latina".
A atestar o interesse crescente pelo país - somos 52.o no ranking de fornecedores e 32.o no de clientes - está a recém-criada Câmara do Comércio e Indústria Luso-Colombiana, que em oito meses já tem mais de 60 associados. Rosário Marques, diretora executiva, lembra as potencialidades "imensas" do mercado na construção, desenvolvimento de infraestruturas, tecnologias de informação e comunicação e a apetência para o investimento estrangeiro em parceria com empresas locais.
Da Sonae ao grupo Pestana, as empresas portuguesas estão a apostar cada vez mais em fazer negócios na Colômbia." FONTE www.dinheirovivo.pt
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