sexta-feira, 31 de agosto de 2012

INE INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA DE MOÇAMBIQUE APRESENTA ANUARIO ESTATISTICO NACIONAL

"INE DIVULGA ANUÁRIO ATRAVÉS DE IPAD
O Instituto Nacional de Estatistica (INE), apresentou publicamente, na passada terça-feira, o Anuário Estatistico Nacional referente ao 2010 através da plataforma informática conhecida por IPAD.
O facto ocorreu durante as celebrações do 16º Aniversário da instituição que assinalado na data acima referida. Moçambique é um dos primeiros países em África a divulgar este tipo de publicações através do iPad. Com a divulgação deste importante documento através do iPad, estão criadas as condições para que todo e qualquer utilizador que disponha daquele instrumento e que se encontre em qualquer canto do mundo, possa informar-se de forma detalhada e através de texto, quadros, gráficos e mapas, sobre a sociedade moçambicana, material disponibilizado pelo Anuário, atingindo deste modo o segmento da população que usa esta tecnologia. Sublinhe-se igualmente que através do iPad o utilizador pode partilhar com outros cidadãos a informação contida no Anuário Estatístico, por intermédio por exemplo, da rede social Facebook e email. Pode igualmente gravar e 'guardar" a informação que mais lhe interessar, para além de poder visualizar a lista das páginas que tenham sido "visitadas" por outros interessados. Refira-se que entre outra informação, o Anuário Estatístico apresenta uma imagem detalhada da sociedade moçambicana, na forma de texto, quadros, gráficos e mapas, sendo de destacar os dados sobre a população total de Moçambique, esperança de vida à nascença, número de escolas primárias do 1° grau, entre vários outros indicadores económicos e sociais. Refira-se que para aceder ao Anuário Estatístico no iPad, o utilizador deve entrar para APP STORE (loja online de aplicativos para iPad) e de seguida digitar no campo pesquisas Anuário 2010. O passo seguinte consistirá em seleccionar o icon "Anuário 2010', seguindo-se as opções "free" e 'insta app".Aniversário do INE
O INE completou no passado dia 28 de Agosto, 16 anos da sua existência. Com efeito, e por decreto presidencial, esta instituição nasceu a 28 de Agosto de 1996, tendo sido criado de imediato O respectivo estatuto orgânico. Discursando perante os trabalhadores dos Serviços Centrais e das Delegações provinciais da instituição, na Cidade de Maputo e Província de Maputo, o Presidente do INE, João Dias Loureiro, destacou "os sucessivos incrementos da robustez e qualidade das operações estatísticas e seus resultados cada vez mais apreciados e utilizados pelos utilizadores da informação estatística. Os censos da populacão e habitação características e distribuição territorial da nossa população, a participação da mulher, da juventude e de todos nos processos de desenvolvimento nacional, são factos a considerar e que têm contribuído para engrandecer o País nos seus multifacetados aspectos'. O mais alto dirigente do INE enfatizou ainda a realização de inquéritos aos agregados familiares sobre receitas e despesas, para avaliar as condições de vida da população moçambicana, avaliação da estrutura da inflação, construção das bases de dados para o cálculo das contas nacionais, dada a sua importância para a planificação e tomada de decisões de políticas de desenvolvimento nacional e combate à pobreza e também a sua monitoria. "Crescemos para a modernização, utilização e domínio de técnicas e métodos avançados de tratamento de dados e produção de estatísticas disponibilizando-a aos nossos usuários, como foi bem reconhecido muito recentemente pelo FMI, e pelos quadros de avaliação internacional da robustez dos sistemas estatísticos nacionais que coloca Moçambique em 2º lugar em África". De importância transcendente é também a "responsabilidade que nos têm sido atribuídas na liderança de órgãos de coordenação estatística regional e continental. Moçambique é neste momento o Presidente do Comité de Estatística da SADC e o l Vice-presidente do Comité de Estatística de África. A nível bilateral, Moçambique tem partilhado a sua experiência e conhecimento com outros países da região e não só. Um exemplo destas actividades é o apoio que o INE de Moçambique está a prestar ao 1º Censo Geral da População e Habitação de Angola muito apreciado pelas autoridades angolanas", sublinhou ainda o Presidente do INE. Este crescimento foi sempre acompanhado do desenvolvimento dos nossos Recursos Humanos para garantia da sustentabilidade do Sistema Estatístico Nacional. E nesse contexto que surge a Escola Nacional de Estatística que já desperta o interesse nacional e também de alguns PALOP", acrescentou." FONTE JORNAL  PONTO CERTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário