A Vale Moçambique alcançou, no mês de Junho de 2012, a marca de um milhão de toneladas de carvão exportados através do porto da Beira. A maior parte deste volume foi realizado à partir do Terminal de Carvão Cais 8, recém inaugurado.O carvão foi vendido para Emirates Árabes, China, África do Sul, Índia, Paquistão, Eslovénia, Japão, Países Baixos, Coreia do Sul e Turquia.Segundo Alfredo Santana, Gerente Geral do Porto da Beira, "um milhão de toneladas exportadas representa um marco importante para o nosso negócio, e reforça o nome de Moçambique no mercado mundial de carvão metalúrgico (cocking coal). Em parceria com os CFM e a Cornelder; estamos a criar condições para duplicar a exportação no segundo semestre deste ano”.Actualmente, a operação de embarque de navios com capacidade acima de 35 mil toneladas é realizada através do transbordo em alio mar, feito a 42 quilómetros do Porto da Beira. Os navios de maior capacidade, chamados Pananax e Capesize, com capacidades entre 70 e 180 mil toneladas, são carregados em alto mar com o auxílio de outros dois navios de menor capacidade fabricados especialmente para esta finalidade, corno o Bulk Zambesi e Bulk Limpopo, operados pela empresa Coeclerici, especializada em operações de transbordo de cargas em alto mar.Ainda no mês de Junho, realizou-se maior embarque já realizado num mesmo navio no Porto da Beira, foram embarcadas 86 mil toneladas de carvão num navio Panarnax.Paralelamente, em Agosto, serão iniciadas as operações com o sistema de bóia de atracação para o transbordo em alto mar, ao que Aderval Acioli, Gerente de operação de terminais portuária da Vale Moçambique referiu "as nossas acções serão realizadas com maior segurança para lidar com as condições marítimas e a direcção dos ventos, garantindo maior estabilidade à operação ".A operação de transbordo possibilita não só o carregamento completo de alguns navios que não podem ser totalmente carregados no cais 8, como também possibilita carregar navios maiores tipo Pananiax e Capesize, que não conseguem atracar no Porto da Beira devido à baixa profundidade do canal de acesso e dos berços.O Terminal de Carvão Cais 8 passou recentemente a beneficiar de um sistema moderno de recepção e descarregamento de vagões, armazenamento de carvão e carregamento de navios com capacidade de até 6 Milhões de toneladas por ano.No entanto, a linha férrea de Sena que esteve 28 anos sem operar, ainda possui algumas limitações. "O carvão de Moatize não chega ao Terminal na velocidade que gostaríamos, o que faz aumentar muito o nosso stock de carvão na mina, aumentando a fila de espera de navios no porto e consequentemente reduzindo as exportações. Com a finalização das obras de reabilitação na ferrovia esperamos aumentar significativamente as exportações ", considerou ainda Alfredo Santana.Em 2013, a produção da mina deverá crescer ainda mais até que possa atingir, em 2014, o ritmo de capacidade plena de produção, que será de 11 milhões de toneladas de produto por ano, chegando a 22 milhões de toneladas produzidas por ano à partir de 2016."Fonte Jornal DIÁRIO DO PAÍS.
Sem comentários:
Enviar um comentário