"Segunda ponte no Zambeze antes do tempo previsto
As obras de construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze, que ligará a Cidade de Tete e o distrito de Moatize, serão concluídas antes do prazo estipulado de Setembro de 2014. A garantia foi dada sexta-feira última por Luís Ferreira, director da Operadora Estradas do Zambeze, gestora daquele empreendimento de grande engenharia, em declarações ao jornal Notícias.Luís Ferreira disse ao jornal que, presentemente, as obras estão a decorrer sem grandes sobressaltos, tendo sido concluídas as estacarias de pilares de assentamento dos tabuleiros da ponte ao longo do leito do rio, assim como das duas zonas de encontro.“Em termos contratuais a entrega da obra está prevista para Setembro de 2014. Julgamos que vamos poder antecipar esse prazo, o que significa um óptimo sinal. As estacarias no rio estão a decorrer num bom ritmo e nos dois pontos de encontro da ponte estão igualmente a um bom ritmo. Significa que a obra está a um ritmo desejável e sem nenhum tipo de problemas”, assegurou Luís Ferreira.De facto, as primeiras estacas fixas junto ao rio e que vão assegurar os tabuleiros da ponte estão quase que terminadas e as vias rodoviárias que vão ao encontro da ponte dos dois lados em estado avançado da sua construção.“Definitivamente já temos o traçado bem definido para os cerca de 15 quilómetros de estrada de ambos os lados para o encontro da ponte e as obras de terraplenagem dos solos estão a bom ritmo e tudo indica que dentro dos próximos meses registarão novos desenvolvimentos. Sobre o consórcio de construção responsável pela obra posso dizer e adiantar, por conhecimento próprio, porque estou aqui junto a eles e falamos todos os dias, que vamos poder concluir as obras antes do tempo previsto”- reiterou o director da Operadora Estradas do Zambeze.A construção da nova ponte sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, arrancou em Abril do ano passado. A infra-estrutura está localizada a cerca de cinco quilómetros a jusante da actual Samora Machel, terá o comprimento de cerca de 715 metros e uma largura total de cerca de 14.80 metros, incluindo passeios. A obra está a ser construída através do método de avanços sucessivos e a partir dos pilares, com recurso a dois pares de carrilhos e o vão máximo terá cerca de 135 metros.O consórcio de construção da ponte é constituído por três empresas portuguesas, a saber a Mota-Engil Engenharia e Construções, a Soares da Costa Construções e a Opway, cabendo à Mota Engil a liderança do consórcio, cuja obra está orçada em cerca de 105.263.158,00 euros, incluindo a reabilitação de cerca de 260 quilómetros de estrada que faz a ligação da cidade de Tete às fronteiras com o Zimbabwe, a caminho de Harare, e com o Malawi, para Blantyre.De salientar que a segunda ponte de Tete vai descongestionar o trânsito de camiões de grande tonelagem sobre a Samora Machel, recentemente reabilitada. No contexto do sector dos transportes na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADCC, o projecto representa uma oportunidade-chave de consolidação da ligação do Porto da Beira e os países do hinterland, nomeadamente, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe" Fonte Rádio Moçambique.
NB: O RIO ZAMBEZE EM MOÇAMBIQUE TEM HOJE EM FUNCIONAMENTO TRÊS PONTES: A PONTE DE CAMINHOS DE FERRO A PRIMEIRA CONSTRUIDA SEGUNDO UNS EM 1930, SEGUNDO OUTROS EM 1935, MAS DIFICILMENTE TERIA SIDO PELO EMINENTE ENGENHEIRO EDGAR CARDOSO COMO É REFERIDO NUM SUPORTE INFORMATIVO, POIS O ENGENHEIRO E MESTRE EM PONTES TINHA ENTRE 17 E 22 ANOS, POIS NASCEU A 11 DE MAIO DE 1913 E FALECEU EM 5 DE JULHO DE 2000; A PONTE SEGUNDA FOI CONSTRUIDA NA CIDADE DE TETE EM 1972 E ESTA SIM PROJECTADA PELO MESTRE E ENGENHEIRO EDGAR CARDOSO; A TERCEIRA E MAIS RECENTE PONTE SOBRE O ZAMBEZE É A DE CAIA E FOI INAUGURADA A 1 DE AGOSTO DE 2009.
E a ponte D.Ana (Mutarara) não é também sobre o Zambeze
ResponderEliminarUm abraço
Graça (zambeziana)
ENTAO QUAL É O RIO QUE ATRAVESSA????SERÁ QUE ANDEI TANTOS ANOS ENGANADO QUANDO POR ELA PASSAVA DE COMBOIO????
ResponderEliminar