"Comunicado
de Imprensa
Empresa
mantém estratégia e investimento para ser mais competitiva e eficaz face aos
actuais desafios dos mercados interno e externo
António
Pires de Lima eleito para novo mandato 2012-2015
O
Conselho de Administração da Unicer foi reeleito para o triénio 2012-2015. Os
votos de confiança foram renovados em Manuel Soares de Oliveira Violas e em António
Pires de Lima, que se mantêm como presidente do Conselho de Administração e presidente
da Comissão Executiva, respectivamente.
Armando Costa Leite de Pinho e António Cândido Seruca de Carvalho Salgado mantêm-se como
administradores não executivos do Conselho de Administração, tendo sido
igualmente renovados os mandatos de todos os administradores da Comissão
Executiva da empresa.
A par da eleição da equipa de gestão da empresa que decorreu,
ontem, durante a assembleia-geral anual da Unicer, foram analisados os
resultados e os principais indicadores relativos ao exercício de 2009, 2010 e
2011, considerados positivos face à actual conjuntura social e
económico-financeira a nível nacional e mundial e o respectivo impacto no
consumo doméstico.
Ao longo dos últimos três anos, a empresa liderada por António
Pires de Lima prosseguiu com a estratégia definida em 2006 aquando da sua entrada
na Unicer. A empresa manteve o foco nos principais negócios, Cervejas e Águas, através
das principais marcas, Super Bock e Água das Pedras, respectivamente. Para cada
uma, a Unicer apostou, de forma sustentada, na inovação como forma de continuar
a dinamizar o mercado mas sem desvirtuar as características originais de cada
uma das marcas, que se mantêm no topo das preferências dos consumidores.
Além-fronteiras, as marcas Super Bock e Água das Pedras continuam
com um percurso bem-sucedido, tendo impulsionado a presença da Unicer no
mercado externo, que já é responsável por 30 por cento do volume de negócio da empresa.
De referir que as exportações, em 2011, tiveram um aumento de 15 por cento em valor e 10 por cento em
volume face ao período homólogo. Nesse ano, saíram do país mais de 200 milhões
de litros de bebidas (ML) da empresa. No total, as vendas ultrapassaram os 420
ML, onde se destaca 300 ML de cerveja.
O desempenho da empresa no estrangeiro segue, portanto, uma
tendência em linha ascendente, e é encarado pela actual administração como forte
impulsionador do negócio para alcançar os mil milhões de euros de facturação
até ao final desta década.
Este ciclo positivo na história da maior cervejeira nacional
deve-se a uma gestão rigorosa da estrutura de custos, assente em linhas de
orientação bem definidas que visam tornar a empresa mais competitiva e mais
eficaz, nos próximos anos. Um sinal desta estratégia decorre dos resultados globais
obtidos no ano transacto.
A Unicer encerrou o ano fiscal de 2011 com um lucro de 25 milhões
de euros (M€) tendo gerado um free cash flow de 40 milhões de euros e uma
diminuição da dívida para 190 M€.
De salientar que a política de gestão estabelecida em 2006
assegurou, entre esse ano e 2011, uma libertação de fundos acumulada de 300 M€
de euros e reduziu a sua dívida em 120 M€.
Para
o próximo triénio, o negócio da empresa assenta nas mesmas linhas de
orientação, situação que está patente no plano de investimento de 80 milhões de
euros que a empresa vai concretizar em Leça do Balio, até Março de 2013. Este
projecto, anunciado no início de 2012, visa modernizar a unidade industrial
destinada ao negócio das Cervejas para tornar esta fábrica numa das mais
modernas da Europa. É uma obra ambiciosa, que prevê o aumento da capacidade de
produção e que, em termos globais, trará à organização ganhos efectivos de
produtividade e competitividade.
Declaração de António
Pires de Lima, presidente executivo da Unicer
“Ser
eleito para um terceiro mandato, juntamente com os restantes membros da
Comissão Executiva é, claramente, um voto de confiança e de apoio dos
accionistas. Deixo uma palavra de apreço e de agradecimento aos meus colegas e
a todos os colaboradores da Unicer pelo excepcional trabalho que têm
desenvolvido e que acredito, juntos, vamos continuar a desenvolver. Não será um
período fácil e temos de estar preparados para os desafios que aí vêm. A Unicer
é uma grande empresa e, com o empenho de todos, continuará a ser bem-sucedida e
competitiva no mercado interno e cada vez mais relevante no estrangeiro.”
Constituição
da Comissão Executiva da Unicer para o triénio 2012-2015:
António Pires de Lima, Presidente da Comissão Executiva
Rui Lopes Ferreira, Administrador Executivo - Área
Administrativo-Financeira
António Vaz Branco, Administrador Executivo - Vendas
Mercado Externo
Rui Freire, Administrador Executivo – Marketing
João Abecasis, Administrador Executivo - Vendas Mercado
Interno
Carlos César Teixeira, Administrador Executivo - Supply
Chain
Lisboa, 3 de Maio de 2012
Informações adicionais:
Raquel Pelica :: Isabel Carriço
LPM
Comunicação
Tel.
21 850 81 10 :: 96 157 17 26 :: 96 523 24 96
Ed.
Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H - Escritório 49, 1800-282
Lisboa
www.lpmcom.pt" FONTE LUSA.
Sem comentários:
Enviar um comentário