domingo, 6 de maio de 2012

UNICER CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REELEITO, MANUEL SOARES DE OLIVEIRA VIOLAS, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E ANTÓNIO PIRES DE LIMA PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA

"Comunicado de Imprensa

Empresa mantém estratégia e investimento para ser mais competitiva e eficaz face aos actuais desafios dos mercados interno e externo

António Pires de Lima eleito para novo mandato 2012-2015

O Conselho de Administração da Unicer foi reeleito para o triénio 2012-2015. Os votos de confiança foram renovados em Manuel Soares de Oliveira Violas e em António Pires de Lima, que se mantêm como presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva, respectivamente.

Armando Costa Leite de Pinho e António Cândido Seruca de Carvalho Salgado mantêm-se como administradores não executivos do Conselho de Administração, tendo sido igualmente renovados os mandatos de todos os administradores da Comissão Executiva da empresa.   

A par da eleição da equipa de gestão da empresa que decorreu, ontem, durante a assembleia-geral anual da Unicer, foram analisados os resultados e os principais indicadores relativos ao exercício de 2009, 2010 e 2011, considerados positivos face à actual conjuntura social e económico-financeira a nível nacional e mundial e o respectivo impacto no consumo doméstico.

Ao longo dos últimos três anos, a empresa liderada por António Pires de Lima prosseguiu com a estratégia definida em 2006 aquando da sua entrada na Unicer. A empresa manteve o foco nos principais negócios, Cervejas e Águas, através das principais marcas, Super Bock e Água das Pedras, respectivamente. Para cada uma, a Unicer apostou, de forma sustentada, na inovação como forma de continuar a dinamizar o mercado mas sem desvirtuar as características originais de cada uma das marcas, que se mantêm no topo das preferências dos consumidores.

Além-fronteiras, as marcas Super Bock e Água das Pedras continuam com um percurso bem-sucedido, tendo impulsionado a presença da Unicer no mercado externo, que já é responsável por 30 por cento do volume de negócio da empresa. De referir que as exportações, em 2011, tiveram um aumento de 15 por cento em valor e 10 por cento em volume face ao período homólogo. Nesse ano, saíram do país mais de 200 milhões de litros de bebidas (ML) da empresa. No total, as vendas ultrapassaram os 420 ML, onde se destaca 300 ML de cerveja.

O desempenho da empresa no estrangeiro segue, portanto, uma tendência em linha ascendente, e é encarado pela actual administração como forte impulsionador do negócio para alcançar os mil milhões de euros de facturação até ao final desta década.

Este ciclo positivo na história da maior cervejeira nacional deve-se a uma gestão rigorosa da estrutura de custos, assente em linhas de orientação bem definidas que visam tornar a empresa mais competitiva e mais eficaz, nos próximos anos. Um sinal desta estratégia decorre dos resultados globais obtidos no ano transacto.
A Unicer encerrou o ano fiscal de 2011 com um lucro de 25 milhões de euros (M€) tendo gerado um free cash flow de 40 milhões de euros e uma diminuição da dívida para 190 M€.

De salientar que a política de gestão estabelecida em 2006 assegurou, entre esse ano e 2011, uma libertação de fundos acumulada de 300 M€ de euros e reduziu a sua dívida em 120 M€.

Para o próximo triénio, o negócio da empresa assenta nas mesmas linhas de orientação, situação que está patente no plano de investimento de 80 milhões de euros que a empresa vai concretizar em Leça do Balio, até Março de 2013. Este projecto, anunciado no início de 2012, visa modernizar a unidade industrial destinada ao negócio das Cervejas para tornar esta fábrica numa das mais modernas da Europa. É uma obra ambiciosa, que prevê o aumento da capacidade de produção e que, em termos globais, trará à organização ganhos efectivos de produtividade e competitividade.

Declaração de António Pires de Lima, presidente executivo da Unicer
“Ser eleito para um terceiro mandato, juntamente com os restantes membros da Comissão Executiva é, claramente, um voto de confiança e de apoio dos accionistas. Deixo uma palavra de apreço e de agradecimento aos meus colegas e a todos os colaboradores da Unicer pelo excepcional trabalho que têm desenvolvido e que acredito, juntos, vamos continuar a desenvolver. Não será um período fácil e temos de estar preparados para os desafios que aí vêm. A Unicer é uma grande empresa e, com o empenho de todos, continuará a ser bem-sucedida e competitiva no mercado interno e cada vez mais relevante no estrangeiro.”

Constituição da Comissão Executiva da Unicer para o triénio 2012-2015:
António Pires de Lima, Presidente da Comissão Executiva
Rui Lopes Ferreira, Administrador Executivo - Área Administrativo-Financeira
António Vaz Branco, Administrador Executivo - Vendas Mercado Externo
Rui Freire, Administrador Executivo – Marketing
João Abecasis, Administrador Executivo - Vendas Mercado Interno
Carlos César Teixeira, Administrador Executivo - Supply Chain

Lisboa, 3 de Maio de 2012

Informações adicionais: Raquel Pelica :: Isabel Carriço
LPM Comunicação
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