sábado, 14 de abril de 2012

CULTURA EM MOÇAMBIQUE, ILHA DE MOÇAMBIQUE EM FESTIVAL, MALANGATANA NO CENTRO CULTURAL DA MACANETA EM MARRACUENE, GRUPO DE TEATRO MUTUMBELA GOGO E COMPANHIA DE TEATRO GUNGU EM MAPUTO

"Ilha de Moçambique em festival . A ILHA de Moçambique é palco, hoje, do primeiro festival cultural local dedicado à mulher, uma iniciativa da associação feminina local que pretende valorizar as artes e cultura locais. Dança, música e gastronomia serão as principais componentes do evento.
Maputo, Sábado, 14 de Abril de 2012:: Notícias. O festival organizado pela Associação Cultural das Mulheres da Ilha de Moçambique (ACUMIM), a agremiação que promove o evento, escolheu a Fortaleza de São Sebastião para hospedeiro, num festival cujo prato principal é um espectáculo temático denominado “Nikhahe”. Esta apresentação, criada pelas integrantes da ACUMIM, contempla números de danças tradicionais locais, casos do tufo, massebua ou nzope. Para além das artistas da ACUMIM, distribuídas em dez grupos, actuarão no festival os músicos nampulenses Zena Bakar, Aly Fake, Onze Ballas, Dama Ija ou Mr Hama, convidados de honra.Na cidade de Maputo, os músicos Che Mafuiane e Salimo Mohamed darão um concerto para celebrar o mês da mulher moçambicana, cuja festa principal teve foi no dia 7. A apresentação terá lugar amanhã no Ambient’s Bar, no bairro 25 de Junho. Este é o primeiro dueto que estes artistas realizam em seis anos, eles que durante muito tempo foram parceiros inseparáveis. Também hoje, no Centro Cultural da Macaneta, será inaugurada uma exposição de obras do pintor Malangatana, falecido no ano passado. A mostra, intitulada “Do Outro Lado do Rio: reviver mestre Malangatana”, é organizada pela Fundação Malangatana Valente Ngwenya e o Centro Cultural da Maçaneta, em Marracuene.O fim-de-semana cultural na capital do país contempla ainda espectáculos de teatro, protagonizados pelos principais grupos. O grupo Mutumbela Gogo prossegue no Teatro Avenida a apresentação da peça “A Filha do General”, enquanto a Companhia de Teatro Gungu levará ao Cine-Teatro Gilberto Mendes as obras “Foi por Amor” e “Casais Imperfeitos”. As peças do Gungu, apresentadas por dois grupos da companhia, sobem às 16.00 e às 18.00 horas." Fonte JJornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário