"Concluídas armaduras da nova ponte de Tete. JÁ estão praticamente concluídas as armaduras dos dois pontos de encontro da segunda ponte sobre o rio Zambeze, que ligará a localidade de Benga, no distrito de Moatize e o bairro Mpháduè, no Município de Tete.Maputo, Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2011:: Notícias O director de Operação e Manutenção da Operadora Estradas do Zambeze, Luís Ferreira, disse que neste momento a obra entrou na fase de estacaria no leito do rio, que é considerado o ponto mais alto da obra.“As obras da segunda ponte da cidade de Tete, estão a decorrer com toda a normalidade. Já estamos a fazer a preparação das estacarias no rio, os acessos dos lados estão a ser trabalhados e, portanto, prevemos concluir a obra no tempo projectado, que é Maio de 2014. A grande atenção neste momento é toda ela na estacaria no leito do rio, portanto o fulcro da grande obra” - disse Ferreira.O nosso entrevistado acrescentou que os acessos estão a ser trabalhados do lado de Mpháduè, enquanto que do lado de Benga, o estaleiro já se encontra concluído. Portanto, todo o cumprimento e a calendarização da obra estão a ser bem executados.“Felizmente, a obra está a ser feita por uma boa equipa de operários com longa experiência e aliada a da Ponte Armando Guebuza, em Caía, o que facilita bastante o nosso trabalho. Com os ganhos de Caia estamos a executar a obra de Tete perfeitamente e dentro da normalidade” - referiu a nossa fonte.De salientar que durante o segundo semestre do ano em curso, o empreiteiro da obra constituído por três empresas portuguesas, designadamente Motta Engil, Soares da Costa e Upway, já concluíram os trabalhos de abertura dos furos para a base firme, incluindo o alinhamento dos acessos à ponte, sendo 14 em Mpháduè e 4 em Benga.A nova ponte sobre o rio Zambeze está localizada a cerca de cinco quilómetros a jusante da actual Samora Machel e terá o comprimento de cerca de 715 metros e uma largura total incluindo passeios de cerca de 14.80 metros.Um dos ganhos com o empreendimento, por um lado, será o de facilitar o trânsito do tráfego rodoviário, descongestionando a Ponte Samora Machel, permitindo a circulação de viaturas de grande tonelagem como camiões pesados e, por outro lado, no âmbito do sector dos transportes na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, o projecto representa uma oportunidade-chave para a consolidação da ligação rodoviária aos países do “hinterland” concretamente, Malawi, Zimbabwe e Zâmbia e ao Porto da Beira.Bernardo Carlos" Fonte Jornal NOTICIAS.
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