quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

TETE NOVA PONTE NA CIDADE DO ZAMBEZE A RITMO DO PROGRAMADO PODERÀ ESTAR CONCLUIDA EM MAIO 2014

"Concluídas armaduras da nova ponte de Tete. JÁ estão praticamente concluídas as armaduras dos dois pontos de encontro da segunda ponte sobre o rio Zambeze, que ligará a localidade de Benga, no distrito de Moatize e o bairro Mpháduè, no Município de Tete.Maputo, Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2011:: Notícias O director de Operação e Manutenção da Operadora Estradas do Zambeze, Luís Ferreira, disse que neste momento a obra entrou na fase de estacaria no leito do rio, que é considerado o ponto mais alto da obra.“As obras da segunda ponte da cidade de Tete, estão a decorrer com toda a normalidade. Já estamos a fazer a preparação das estacarias no rio, os acessos dos lados estão a ser trabalhados e, portanto, prevemos concluir a obra no tempo projectado, que é Maio de 2014. A grande atenção neste momento é toda ela na estacaria no leito do rio, portanto o fulcro da grande obra” - disse Ferreira.O nosso entrevistado acrescentou que os acessos estão a ser trabalhados do lado de Mpháduè, enquanto que do lado de Benga, o estaleiro já se encontra concluído. Portanto, todo o cumprimento e a calendarização da obra estão a ser bem executados.“Felizmente, a obra está a ser feita por uma boa equipa de operários com longa experiência e aliada a da Ponte Armando Guebuza, em Caía, o que facilita bastante o nosso trabalho. Com os ganhos de Caia estamos a executar a obra de Tete perfeitamente e dentro da normalidade” - referiu a nossa fonte.De salientar que durante o segundo semestre do ano em curso, o empreiteiro da obra constituído por três empresas portuguesas, designadamente Motta Engil, Soares da Costa e Upway, já concluíram os trabalhos de abertura dos furos para a base firme, incluindo o alinhamento dos acessos à ponte, sendo 14 em Mpháduè e 4 em Benga.A nova ponte sobre o rio Zambeze está localizada a cerca de cinco quilómetros a jusante da actual Samora Machel e terá o comprimento de cerca de 715 metros e uma largura total incluindo passeios de cerca de 14.80 metros.Um dos ganhos com o empreendimento, por um lado, será o de facilitar o trânsito do tráfego rodoviário, descongestionando a Ponte Samora Machel, permitindo a circulação de viaturas de grande tonelagem como camiões pesados e, por outro lado, no âmbito do sector dos transportes na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, o projecto representa uma oportunidade-chave para a consolidação da ligação rodoviária aos países do “hinterland” concretamente, Malawi, Zimbabwe e Zâmbia e ao Porto da Beira.Bernardo Carlos" Fonte Jornal NOTICIAS.

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